Do O Documento
Otimizar o tripé do combate às drogas que consiste na repressão ao tráfico, na prevenção por meio de palestras em escolas e conscientização da população, e no tratamento dos dependentes químicos. Este é o principal objetivo da meta número 1, das 15 propostas no Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado recentemente em Cuiabá pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), que foi intitulada de ‘Programa Cidade Limpa Contra as Drogas’.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a partir de agora, será intensificado o combate sistemático às ‘bocas de fumo’ (locais de venda de entorpecentes) em todos os municípios do Estado de Mato Grosso. Além disso, para atender os outros pontos da primeira meta do PAS serão mantidos convênios com entidades especializadas na recuperação dos dependentes químicos, e estabelecidas metas em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a implantação de ciclos de palestras visando a prevenção do uso de drogas nas escolas.
“O nosso serviço de inteligência já fez um mapeamento das ‘bocas de fumo’ existentes na Capital. Dentro em breve daremos início a uma operação de combate para eliminar esses pontos de tráfico não só em Cuiabá, mas em todo Estado. O tráfico de entorpecentes está intimamente ligado a outros tipos de crimes. Com as ações do PAS pretendemos não só combater a venda de drogas, mas também oferecer condições de tratamento e recuperação aos dependentes químicos. O que queremos é realmente fechar um círculo trabalhando, por meio dessas ações conjuntas”, explicou Diógenes.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamente dos Santos, diz que algumas pesquisas neste segmento revelam que 70% dos delitos cometidos são oriundos ou têm suas bases no tráfico de drogas. “Muitas vezes os homicídios estão ligados ao tráfico de drogas. As pessoas cometem furtos ou roubam para comprar e pra pagar a droga. A nossa ideia de debelar as bocas de fumo aqui na Capital, ou no interior de Mato Grosso, é em virtude de pacificar a sociedade. Pacificar no sentido da diminuição da oferta de drogas para nossa comunidade”, disse.
Para Alexandre, toda a sociedade, todo morador dos bairros de Cuiabá,sabe onde tem uma ‘boca de fumo’. “A sociedade muitas vezes acha que a polícia sabe onde ficam esses locais, mas ela não sabe. Para o cidadão que está ali no bairro e que sabe quem é quem, fica muito mais fácil fazer essa identificação de ações e pessoas suspeitas, então a proposta que a gente tem em relação ao programa ‘Cidade Limpa Contra as Drogas’, é que a população participe com a polícia deste combate, denunciando. Todas as denúncias que forem feitas sobre drogas serão checadas pela polícia com o apoio do Ministério Público e também do Poder Judiciário”
O secretário adjunto garante que a identidade do denunciante será totalmente preservada, mantida em sigilo já que o que interessa para o Governo do Estado é ‘debelar’ qualquer boca de fumo que existir em Mato Grosso. “A gente tem os telefones para que a população possa denunciar e colaborar conosco que são o 0800653939, 190 e o197. Denunciem, colaborem conosco”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário