sexta-feira, 19 de março de 2010

90% DOS CÂNCERES DE PULMÃO SÃO CAUSADOS PELO TABACO

Da Folha ES

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados está associado ao consumo de derivados de tabaco, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

No Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 14.715 óbitos em 2000, sendo o tipo de câncer que mais fez vítimas. Segundo estimativas de incidência do câncer no Brasil, do Inca, aproximadamente, 27.630 novos casos da doença devem ocorrer no país em 2010.

A boa notícia é que tecnologias genéticas já indicam com razoável grau de certeza aos médicos se um tratamento é eficaz ou qual medicamento age melhor em cada caso, principalmente em tumores no pulmão, mama e intestino, o que pode individualizar ainda mais o tratamento de câncer, de acordo com cada paciente. Além disso, um estudo divulgado na última semana na revista “Nature”, de cientisas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, apresentou um método para avaliar o tratamento anticâncer a partir da análise de fragmentos de DNA. Ao estudar as mutações, oncologistas descobriram também os genes que comandam o crescimento de tumores.

Independentemente do tipo, o tabagismo é o principal fator de risco do câncer pulmonar. Outros fatores relacionados são certos agentes químicos (como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, níquel, cádmio e cloreto de vinila, encontrados principalmente no ambiente ocupacional), fatores dietéticos (baixo consumo de frutas e verduras), doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos (que predispõem à ação carcinogênica de compostos inorgânicos de asbesto e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e história familiar de câncer de pulmão.

Os principais sintomas causados pela doença são tosse, sibilos, ronco, dor no tórax, escarros hemópticos

(com raias de sangue), falta de ar e pneumonia, e costumam aparecer quando a doença já está em situação avançada. Alguns tipos de tumores podem ser assintomáticos.

confira no jornal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário