quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quatro jovens foram detidos na USP; um rapaz foi autuado por posse de 0,4 grama de maconha

Fonte: UOL

Quatro rapazes foram detidos na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), zona oeste de São Paulo, e levados para a 14ª DP, em Pinheiros, por posse de drogas, na noite desta terça-feira (28).

Um dos jovens, de 19 anos, foi autuado por portar 0,4 grama de maconha e os outros três, de 18 anos, entraram na ocorrência como testemunhas, segundo o escrivão da unidade, Edson Santana. O fato ocorreu às 22h na Av. Professor Lineu Prestes, nº 49. Ainda segundo o escrivão, todos foram liberados e o autor responderá a processo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ONU descarta legalização das drogas para combater o tráfico

Fonte: Terra

A legalização das drogas para lutar contra o narcotráfico "não é uma opção", já que só serviria para agravar o problema, afirmou nesta terça-feira a Junta Internacional de Entorpecentes (Jife), organismo das Nações Unidas que vela pelo cumprimento das leis internacionais de controle de entorpecentes.

"A legalização não é uma opção", declarou à Agência Efe em Viena Hamid Ghodse, presidente da Jife.

"Drogas legais como o tabaco e o álcool, não apenas matam a cada ano entre 10 e 15 vezes mais que as drogas ilícitas, mas também o delito relacionado com o tráfico de tabaco e álcool não desapareceu, e de fato, é uma grande parte da atividade criminosa", explicou.

ONU elogia combate ao tráfico de drogas em favelas no Brasil

Fonte: G1

Relatório da ONU criticou governo da Bolívia, que abandonou Convenção de 1961 por não reconhecer folha de coca como narcótico.

O relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, divulgado nesta terça-feira pela ONU, elogia a repressão ao narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro e critica a Bolívia por abandonar a Convenção Única de Narcóticos ao não concordar em reconhecer a folha de coca com droga.

O documento reúne informações de todo o mundo e faz recomendações aos governos, baseadas em políticas de repressão ao tráfico e prevenção ao uso.
No tópico em que discute como 'responder ao problema', o documento cita a ação conjunta da Polícia Militar do Rio de Janeiro e das Forças Armadas na ocupação de favelas.

Segundo o documento, o país conseguiu, 'com uma combinação de policiais e militares', prender líderes do tráfico e 'instituir o estado de direito' onde antes reinava a violência.

Maconha é principal droga usada na América do Sul, diz estudo

Fonte: O Globo

ONU alerta que uso abusivo do tóxico atingiu 3% da população entre 15 e 64 anos em 2009

BRASÍLIA - Um relatório divulgado nesta terça-feira pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul. A prevalência anual de abuso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Valor e quantidade de droga traficada geram debate sobre status do réu

Fonte: R7

Preso em flagrante no aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em maio de 2008, ao desembarcar de um vôo de Amsterdã, Holanda, transportando 11 quilos de comprimidos de ecstasy, 290 gramas de ácido lisérgico e 302 gramas de skunk, tudo avaliado em cerca de R$ 4 milhões, o comportamento do universitário José Luiz Aromatis Netto, de 26 anos, tornou-se alvo de um longo debate na Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A quantidade e o valor dos entorpecentes apreendidos em seu poder viraram motivo de debate na hora em que juízes e desembargadores federais foram definir a dosimetria da pena do rapaz. Para uns, o montante e o preço das drogas não são suficientes para considerá-lo como membro de uma organização criminosa. Com isto, decidiram enquadrá-lo apenas como mula, com direito a atenuantes que lhe reduziram o tempo de prisão e permitiram recorrer da condenação em liberdade.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto exige exame toxicológico para emissão de carteira de motorista

Fonte: Agência Câmara

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2823/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que torna obrigatória a realização de exame toxicológico para a emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta inclui dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Atualmente, os motoristas são obrigados a fazer exames de aptidão física e mental para obter a carteira e, a cada cinco anos, para renová-la. No caso de pessoas com mais de 65 anos, a renovação ocorre a cada três anos. O projeto acrescenta a obrigatoriedade de exame toxicológico para a emissão e renovação da CNH.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Miley Cyrus deixa ponto de venda de maconha medicinal em Los Angeles

Fonte: Globo.com

Cantora estava acompanhada de uma amiga. Venda de 'maconha medicinal' é legalizada apenas em alguns estados dos EUA, incluindo a Califórnia.

Miley Cyrus foi flagrada pela agência "X17" deixando um centro de venda de maconha para fins medicinais, em Los Angeles, na Califórnia, na quinta-feira, 23. A cantora estava acompanhado de uma amiga. A venda da chamada "maconha medicinal" é legalizada em apenas alguns estados nos Estados Unidos, incluindo a Califórnia.

Essa não é a primeira vez que Cyrus se envolve sobre o assunto. No final de 2011, um vídeo de aniversário em que a cantora se diz maconheira já tinha causado polêmica. Em 2010, a cantora também se envolveu em um escândalo, ao ser flagrada fumando um bong de sálvia durante uma festa.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ato do Senado autoriza pena alternativa para tráfico

Fonte: Conjur

Traficantes considerados de pequeno porte agora fazem jus à substituição da pena privativa de liberdade por sanções restritivas de direito. O Senado editou resolução, no dia 15 de fevereiro, para riscar da Lei 11.343 (Lei de Drogas) a expressão “vedada a conversão em penas restritivas de direitos”, considerada inconstitucional pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

A medida legislativa também poderá beneficiar sentenciados que se encontrem presos, já que em Direito Penal a lei pode retroagir para favorecer o réu.

O artigo 44 do Código Penal prevê a conversão da pena privativa de liberdade em restritivas de direito quando aquela não supere 4 anos e o crime não seja cometido com violência ou grave ameaça à pessoa. Essa regra genérica não era aplicada ao tráfico devido à vedação de substituição imposta pelo artigo 33, parágrafo 4º da Lei 11.343.

Kelly Slater faz piada sobre maconha relacionada entre substâncias proibidas

Fonte: Correio 24 Horas

O grande campeão apoia antidoping no surfe, mas não vê influência em resultados

A Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) passará a testar os atletas a partir da primeira etapa do Circuito Mundial 2012, que começa neste sábado, na Gold Coast australiana. Para o americano Kelly Slater, dono de 11 títulos, a iniciativa pode ser positiva, mas não é necessária.

- Fazer exames não me incomoda. Na realidade, eu não sei se o doping se aplica tanto assim ao nosso esporte. Surfar é diferente, é tomar decisões e ter habilidade. Não é baseado apenas em velocidade ou força, como outros esportes – disse à agência Reuters o surfista, que acha que a iniciativa pode contribuir para que o surfe cresça ainda mais profissionalmente.

Planta na Mente é acompanhado por mil foliões

Fonte: O Globo

Bloco que defende a legalização da maconha desfila na Lapa com autorização da prefeitura

RIO - O desfile do bloco Planta na Mente, que defende a legalização da maconha, atraiu ontem para a Lapa cerca de mil pessoas, nas estimativas da Riotur. Com cartazes e adereços, os foliões defenderam a causa, cantaram e dançaram ao som de paródias de marchinhas de carnaval, com letras a favor da descriminalização da droga.

O bloco desfilou por três horas pela Rua Joaquim Silva, da frente da escadaria Selarón até os Arcos da Lapa, a partir das 17h30. Esta foi a primeira vez que o bloco recebeu autorização da prefeitura. Além de apoio da Guarda Municipal para a interdição do trânsito, a Riotur colocou banheiros químicos no local.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Após falhar no antidoping, Nick Diaz recebe suspensão temporária

Fonte: Globo.com

Lutador é suspenso até a data da audiência disciplinar, que deve ocorrer em abril. Ele testou positivo para maconha após perder para Carlos Condit

A Comissão Atlética do Estado de Nevada, nos Estados Unidos, votou por unanimidade e aplicou suspensão temporária ao lutadorNick Diaz. Ele testou positivo para maconha no exame antidoping realizado após a derrota para Carlos Condit no UFC 143, em Las Vegas, no início de fevereiro. A suspensão é válida até a data de uma audiência disciplinar, que deve ocorrer em abril.

Os comissários solicitaram algumas informações adicionais para serem levadas à próxima audiência, como tudo relativo à punição anterior de Diaz, em fevereiro de 2007, quando ele também testou positivo para maconha após enfrentar o japonês Takanori Gomi, no Pride. Na ocasião, o peso-meio-médio foi suspenso por seis meses e sua luta foi considerada "no contest" (sem resultado). Por ser reincidente, Nick Diaz corre o risco de ser suspenso por um ano.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O debate da descriminalização de drogas leves na AL

Fonte: Blog do Luis Nassif

Colômbia, Guatemala e El Salvador se mostram dispostos a debater sobre a importância de descriminalizar o consumo de drogas leves na região apesar das negativas dos Estados Unidos.

“A proposta é arriscada, mas é muito importante que se debata”, afirma Mario Polanco, diretor do Grupo de Apoio Mútuo de Guatemala (GAM). “O melhor é que esta ideia não seja assumida só por um país mas por todos, principalmente pelo triângulo norte: Guatemala, Honduras e El Salvador”, disse Polanco à Radio Nederland.

Acusado de esconder maconha, estudante é forçado a revelar cueca de super-homem

Fonte: Estadão

Um estudante está processando uma escola nos EUA por ter sido forçado a se despir na frente dos colegas depois de ser acusado de esconder maconha dentro da roupa. Segundo o adolescente, o incidente foi humilhante e traumatizante, sobretudo porque durante a ‘revista’ um item específico do vestuário chamou muito a atenção: ele usava uma cueca do Super-homem.

“Esta situação quebrou as mais profundas bases de educação do meu filho porque para aprender ele precisa acreditar que o que as escolas estão tentando ensinar é certo, e agora ele questiona isso depois que tiraram sua roupa e sua dignidade”, disse a mãe do menino.

Guerra contra as drogas deve ser prioridade no Afeganistão, diz Ban Ki-moon

Fonte: AFP

VIENNA — O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convocou nesta quinta-feira o Afeganistão a fazer da lutar contra o tráfico de drogas uma prioridade, num momento em que as colheitas de ópio crescem no maior produtor do mundo, e pediu ao mundo para ajudar neste esforço.

"Acima de tudo, o governo afegão deve priorizar a questão dos entorpecentes", disse Ban em seu discurso de abertura, em Viena, da iniciativa do "Pacto de Paris" para combater o tráfico de drogas no Afeganistão.

Paul McCartney diz que parou de fumar maconha pela filha

Fonte: Terra

O músico Paul McCartney fumou maconha desde o auge dos Beatles nos anos 60, mas garante que desistiu do uso, assim consegue dar um melhor exemplo à filha de oito anos, Beatrice, fruto da relação com a ex-mulher Heather Mills.

"Eu fumei um monte e foi o suficiente. Eu fumei toda a minha parte. Quando você está criando uma criança, o seu sentido de responsabilidade muda. Foi o suficiente - você simplesmente acaba não achando necessário", ele disse à revista Rolling Stone.

Paul - que agora está casado com a herdeira americana Nancy Shevell - já havia confessado que chegou a usar cocaína e heroína quando ele estava com os Beatles.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abuso de drogas em Portugal cai pela metade, diz Forbes

Fonte: Blog do Luis Nassif

Defensores da guerra contra as drogas frequentemente dizem que o uso de drogas explodiria se nós legalizássemos ou descriminalizássemos seu consumo.

Felizmente, nós temos um exemplo real dos resultados de se por fim na guerra contra as drogas e substituí-la por um sistema de tratamento para usuários e dependentes.

Dez anos atrás, Portugal descriminalizou todas as drogas. Uma década após este experimento sem precedentes, o abuso de drogas caiu pela metade:

"Especialistas em saúde de Portugal disseram na sexta que a decisão de descriminalizar o uso de drogas e tratar viciados, ao invés de puní-los, é um experimento que deu certo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Comentarista do UFC diz que vários lutadores consomem maconha

Fonte: IG

Um dos rostos mais conhecidos do UFC, Joe Rogan disse que o uso da subsitância ajuda nos treinamentos

O doping do “Bad Boy” Nick Diaz na semana passada poderá se repetir com frequência no UFC. De acordo com o comentarista oficial da entidade, Joe Rogan, vários lutadores utilizam a droga para melhorar sua performance nos treinamentos.

“Discordo de quem diz que a maconha não melhora a performance. Se não melhorasse, não haveria grande parcela de lutadores de jiu-jítsu de alto nível utilizando antes de treinar. Inúmeros brasileiros usam antes de treinar. Americanos também. E eles usam porque a maconha os ajuda”, afirmou o comediante e ator ao programa “MMA Hour”.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cai o uso de drogas leves entre jovens alemães, diz estudo

Fonte: Terra

Um estudo do governo em Berlim revelou que cigarro, maconha e álcool são consumidos com menos frequência por jovens alemães. No entanto, não há razões para diminuir a gravidade do problema.

Que quantidade de drogas é consumida realmente pela juventude alemã? Essa foi a pergunta da Central Federal de Educação sobre a Saúde (BZgA, na sigla em alemão) em seu atual estudo "A tendência do consumo de drogas por jovens na República Federal da Alemanha 2011". Especificamente, o estudo aborda o consumo de nicotina, álcool e maconha. Cinco mil adolescentes e adultos jovens entre 12 e 25 anos relataram a respeito da relação com essas drogas.

Peter Lang, da Central Federal de Educação sobre a Saúde, está particularmente satisfeito com o fato de a tendência de haver cada vez menos fumantes não ter se modificado. "O número de adolescentes entre 12 e 17 anos que nunca fumaram aumentou, desde 2001, de 40% para 71%", diz ele. Em 2001, 28% dos jovens dessa faixa etária eram fumantes, hoje são somente 12%. Também o consumo de maconha caiu entre os jovens de 12 a 17 anos.

Whitney Houston: Tony Bennett pede a legalização das drogas para evitar mais mortes

Fonte: Extra

whitney-houston-Tony-Bennett-homenagemO cantor Tony Bennett defendeu na noite deste sábado a legalização das drogas nos Estados Unidos como meio de se evitar mortes por dependência química e overdose, informou o site da revista "Hollywood Reporter".

- Primeiro foi Michael Jackson; em seguida, Amy Winehouse; agora, a magnífica Whitney Houston. Gostaria que cada pessoa nesta sala fizesse campanha para se legalizar as drogas - afirmou Bennett, no palco da festa do produtor Clive Davis, na véspera da entrega dos prêmios Grammy, em Los Angeles.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lutadores se dividem e brincam com teste positivo de Diaz para maconha

Fonte: Sportv

Pelo Twitter, Miesha Tate chama californiano de 'estúpido'. Tom Lawlor faz piada e diz que os melhores lutadores de MMA usam a droga regularmente

A notícia de que Nick Diaz falhou no exame antidoping por uso de maconha em sua luta contra Carlos Condit, no UFC 143, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira, especialmente entre os lutadores de MMA. As opiniões foram bastante divididas: houve os que criticaram Diaz, os que o defenderam e os que fizeram piadas.

Tim Kennedy, peso-médio do Strikeforce, foi um dos que fizeram piada com o teste positivo, o segundo de Diaz por uso de maconha na carreira.

- Nick Diaz ser o agressor numa luta em que ele estava viajando como uma pipa é um testamento de quão bom ele é e quanta maconha ele consegue fumar - escreveu Kennedy.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PM fecha sofisticado laboratório de cultivo de maconha, em Campos (RJ)

Fonte: Ururau

Um sofisticado laboratório climatizado de cultivo de maconha hidropônica foi descoberto no bairro Jockey Clube, em Campos, na manhã desta sexta-feira (10/02), na Rua Projetada A, onde foram apreendidos 53 pés da droga e pelo menos mais 30, que estavam em estufa sendo preparada para venda.

O que mais chamou a atenção da Polícia foi a estrutura montada e avaliada em torno de R$ 50 mil, sendo que em um dos cômodos do sobrado já estava havia outra estrutura com equipamentos dentro das caixas podendo servir para outro cômodo.

No local a droga era com uso de equipamentos modernos, preparada depois de colhida, secada e embalada para vendas que segundo dados encontrados em anotações bem realizadas, para Campos e para o exterior. Todo o material era catalogado.

Consumo exagerado de maconha dobra chances de bater o carro

Fonte: G1

Estudo revisou dados de 49.411 acidentados no Reino Unido. Pesquisadores defendem que a droga afeta a coordenação motora.

O consumo exagerado de maconha pode dobrar as chances de batidas de carro, segundo um estudo publicado nesta semana no "British Medical Journal", publicação científica inglesa. Os autores da Universidade Dalhousie revisaram dados de nove estudos para chegar à conclusão sobre os efeitos da droga na direção.

Os cientistas acreditam que a maconha prejudica a atividade motora coordenada pelo cérebro que é necessária para guiar o veículo com segurança. A análise abordou as informações coletadas de 49.411 pessoas que bateram o carro no Reino Unido. Os estudos anteriores falharam em separar a influência da droga de outras substâncias como o álcool.

Polícia descobre grupo no Facebook que ensinava a plantar maconha

Fonte: G1

Integrantes de página comercializam droga e postavam fotos, diz delegado.Policial se infiltrou em grupo para obter provas e Justiça analisa fechar rede.

A Polícia Civil de Santa Catarina descobriu uma quadrilha que fazia apologia e comercializava drogas e também ensinava a plantar maconha em um grupo fechado na rede social Facebook.

A página começou a ser investigada há quatro meses pela Diretoria Estadual de Investigações Criminal (Deic) e um policial se infiltrou no grupo, fazendo-se passar por possível comprador, para conseguir ter acesso às provas.

Conversas entre os usuários foram monitoradas e gravadas. Nos trechos divulgados pela polícia, integrantes ofereciam a droga uns aos outros e mostram fotos de plantações de maconha que possuíam em casa ou no jardim, ensinando técnicas sobre como cultivar a plantação, informou ao  G1 o diretor da Deic, delegado Cláudio Monteiro.

Polêmico lutador é flagrado por uso de maconha antes do UFC 143

Fonte: Terra

2210397-7649-recUm dos nomes mais polêmicos da atualidade no Ultimate Fighting Championship, o meio-médio Nick Diaz se envolveu em mais um caso disciplinar. Na noite desta quinta-feira, a Comissão Atlética de Nevada confirmou que o lutador, derrotado no main-event do UFC 143 por Carlos Condit - novo campeão interino da categoria - foi flagrado pelo uso de maconha antes do duelo realizado no dia 4 de fevereiro, em Las Vegas.

"Todos os resultados de doping do UFC 143 deram negativo, exceto o Sr. Diaz, que testou positivo para metabólicos de maconha. Arquivamos uma queixa disciplinar contra ele", confirmou Keith Kizer, em entrevista ao site MMA Weekly.

O teste positivo para o uso de maconha elimina a possibilidade de Nick Diaz buscar o cinturão interino dos meio-médios em um futuro próximo. O presidente do UFC, Dana White, já havia anunciado que organizaria uma revanche entre o polêmico atleta e Carlos Condit, que obteve o título com a vitória no UFC 143.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jovem é detido por cultivar pés de maconha em casa de Rio Preto, SP

Fonte: G1

Produtos foram encontrados dentro de apartamento de jovem. Investigadores chegaram ao local após receberem denúncia anônima.

Um jovem de 21 anos foi detido na noite desta quarta-feira (8) por tráfico de drogas, no bairro Higienópolis, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No apartamento dele foram encontradas uma estufa onde eram cultivados os pés de maconha, uma balança digital e algumas porções que já estavam prontas para comercialização.

Os Investigadores da Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (DISE) chegaram até o local após receberem uma denúncia anônima. O suspeito na abordagem confessou que o material para a fabricação do entorpecente era importado da Alemanha. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) onde permanece detido.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Black Alien fala sobre novo disco, PM e Planet Hemp

Fonte: MTV

Oito anos após fazer barulho com um dos melhores discos de rap já produzidos no Brasil, o senhor Gustavo, de "codinome Black Alien", veio até a MTV Brasil, em São Paulo, pra anunciar de vez que em 2012 irá lançar DVD e disco inéditos, pra colocar seu nome com peso de volta no cenário ‘underground’ nacional.

"Aproveitando sua passagem de maneira útil", o ragga-rapper bateu um papo com o site da MTV sobre o que o novo disco promete na sonoridade, temática, e ainda jogou a real sobre o que pensa a respeito da violência policial nos morros do Rio e no Pinheirinho, sobre algumas mágoas do velho Planet Hemp, e ainda fez algumas críticas aos militantes da marijuana.

Leia abaixo:

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Preço da maconha no Rio contraria economia e não sobe

Fonte: IG

Lei da oferta e da procura não vigora no mercado de drogas da zona sul do Rio, apesar de polícia ter tomado as últimas duas favelas sem UPP da área

A ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal pela polícia, em novembro de 2011, não afetou o preço da maconha comprada no “asfalto” da zona sul. Era dessas duas comunidades que vinha a maior parte da droga comprada por consumidores de classe média da área nobre do Rio.

Rocinha e Vidigal, até então dominadas pelo tráfico, remanesciam até novembro como as duas únicas comunidades sob controle do crime desde o início do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O Vidigal recebeu uma UPP este mês; a da Rocinha está prevista para março.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Consumo de drogas legais e ilegais mata 8 mil pessoas por ano no País

Fonte: Estadão

Levantamento em sistema do Datasus mostra que álcool, fumo, psicotrópicos e cocaína tiraram a vida de 40 mil brasileiros entre os anos de 2006 e 2010

O uso de drogas matou 40.692 pessoas no País entre 2006 e 2010, uma média de 8 mil óbitos por ano. Estudo sobre mortes por drogas legais ou ilegais, registradas no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostra que o álcool é o campeão na mortandade.

O levantamento feito na base de dados do Datasus, obtido pelo Estado, informa que a bebida tirou a vida de 34.573 pessoas – 84,9% dos casos informados por médicos em formulários que avisam o governo federal sobre a causa da morte nesse grupo da população. Em segundo lugar aparece o fumo, com 4.625 mortos (11,3%). A cocaína matou pelo menos 354 pessoas no período.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PM encontra pés de maconha em residência de Bauru, SP

Fonte: G1

As plantas têm mais de 2 metros de altura. Um homem, de 46 anos, foi preso em flagrante.

A Polícia Militar de Bauru localizou na tarde desta quinta-feira (02) dois pés de maconha de quase 2 metros de altura em uma casa no bairro Santa Edwirges. A PM chegou até o local através de denúncia anônima.

Além dos pés de maconha, foram apreendidos um revólver calibre 38 com a numeração raspada, galhos secos da planta e cinco tabletes do entorpecente prontos para o consumo.

O homem, de 46 anos, foi preso em flagrante e deve ser encaminhado à cadeia de Duartina. A esposa dele e um amigo, que também estavam na casa, foram ouvidos e liberados.

Brasileira é presa na Espanha acusada de fazer 'gato' de luz para cultivar maconha

Fonte: BBC

Uma brasileira foi presa na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, acusada de tráfico de drogas depois de ser descoberta devido a uma conexão irregular de luz.

O "gato" levou a polícia a encontrar 1,3 mil plantas de maconha, mais de 350 quilos, na casa da mulher

Segundo nota da polícia espanhola, a acusada nunca levantou suspeitas por tráfico e os vizinhos não teriam desconfiado, caso o roubo de energia não acontecesse.

A irregularidade foi descoberta quando, no fim de 2011, os moradores se queixaram do aumento das contas de luz e chamaram a companhia abastecedora, que mandou inspetores ao prédio para comprovar o funcionamento dos medidores.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Deputados checos propõem uso da maconha com fins terapêuticos

Fonte: Terra

Um grupo de deputados checos solicitou ao governo a aprovação de uma lei que permite o uso terapêutico da Cannabis sativa. "Não se trata da liberação do uso da maconha, mas de legislar seu uso terapêutico", declarou em entrevista coletiva o deputado conservador e antigo prefeito da capital Pavel Bem.

A República Checa pretende se unir neste ano ao grupo de países da União Europeia que permite essa substância na medicina. O projeto de lei prevê a criação de uma agência de controle do cultivo e importação, responsável também por intermediar a distribuição "para garantir preços baixos", informou Jindrich Voboril, coordenador nacional antidroga do Governo.

Ministro da Saúde diz que polícia não deve abordar usuário de droga

Fonte: Gazeta

'Papel deles é reprimir o tráfico', afirmou Alexandre Padilha, ressaltando que papel é de assistência social

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira, 27, em Salvador, que não é papel da polícia fazer abordagens a usuários e dependentes de drogas. "O papel da polícia é reprimir o tráfico, o traficante", afirma. "As pessoas que estão em situação de dependência química têm de ser abordadas por profissionais de saúde e de assistência social. Eles é que devem avaliar o risco que essas pessoas estão correndo e qual a melhor forma de tratar."

Padilha participou, na tarde de hoje, da inauguração de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-AD) em Salvador, chamado Gregório de Matos. A unidade integra o Programa Crack, É Possível Vencer, lançado em dezembro pelo governo federal. Para Padilha, o consumo de crack no País é "uma epidemia".

Ras Bernardo, ex-vocalista do Cidade Negra, é baleado no RJ, diz PM

Fonte: G1

Segundo a polícia, ele foi baleado na noite de quarta-feira em Nova Iguaçu. Hospital diz que ele não corre risco de morte, mas está na emergência

Ras Bernardo, um dos fundadores e ex-vocalista da banda Cidade Negra, foi baleado na noite de quarta-feira (1º), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As informações foram confirmadas pelo 20º BPM (Mesquita).

Segundo a PM, o crime foi na Rua São José, no bairro Cerâmica, e o cantor foi socorrido por pedestres e levado para Hospital Geral de Nova Iguaçu.