domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto exige exame toxicológico para emissão de carteira de motorista

Fonte: Agência Câmara

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2823/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que torna obrigatória a realização de exame toxicológico para a emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta inclui dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Atualmente, os motoristas são obrigados a fazer exames de aptidão física e mental para obter a carteira e, a cada cinco anos, para renová-la. No caso de pessoas com mais de 65 anos, a renovação ocorre a cada três anos. O projeto acrescenta a obrigatoriedade de exame toxicológico para a emissão e renovação da CNH.

O autor afirma que muitos acidentes são causados por condutores que usam substâncias químicas. “Elas provocam alterações psíquicas e físicas. Como no caso do motorista alcoolizado, aquele que faz uso de drogas é tão ou mais causador de acidentes no trânsito”, ressalta.

Ribeiro destaca também que a maconha causa relaxamento e lentidão de reflexos e ações, além de perturbação na capacidade de calcular tempo e distância. Já a cocaína e o crack levam a agitação e agressividade, estimulando o motorista a guiar em alta velocidade e gerando perda da sensibilidade na tomada de decisões.

“Com o uso dessas substâncias, o condutor tende a fazer manobras bruscas e mudanças de faixa de maneira súbita. O exame toxicológico fará com que o motorista fique um determinado período sem usar drogas para que o teste dê um resultado limpo, ou seja, ausência de drogas no organismo. Com isso, vamos promover mais segurança no trânsito”, considera Ribeiro.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

5 comentários:

  1. outro exemplo claro de político que finje que ta trabalhando.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk' faça me rir. Fizeram mó barulho, fazendo todo mundo assoprar aquela porra de bafómetro, e ainda hoje morre gente pra caralho, por motoristas que guiam alcoolizados, e vem querer botar a "verdinha _\I/_" que só deixa o cara feliz. Esses caras tem que cassar algo melhor pra fazer.

    ResponderExcluir
  3. tapando o sol com a peneira. e ae o cara fica um tempo sem usar nada, tira a carta e depois dirige chapado do mesmo jeito! hauhauhauahu

    ResponderExcluir
  4. Poxa galera, não vamos ser tão rudes. A ideia é até que boa vai. Agente sabe que altera um pouco a percepção os efeitos da planta. Pra que dirigir então? Você vai acabar expondo a vida de outras pessoas ao risco. Custa muito pegar um bus? vir escutando um reggae no fone? observando a paisagem? Mas que vai ser um saco ficar sem fumar pra renovar a carta vai hahahaha'

    ResponderExcluir
  5. aaa se liga, mó estupro da privacidade isso ai..
    alem de não surtir nenhum efeito pratico..
    eu posso facilmente usar um Quick Fix desses mais disponíveis online ficar só 3 dias sem fumar e ficar relax na hora de mijar no pote.
    agora me diz ?
    qual a dificuldade em burlar essa porra ? quase nenhuma !
    e lucro mesmo é só o setor privado que vai arrecadar trocentos dinheiros com nossos exames...

    ResponderExcluir