quinta-feira, 11 de março de 2010

CIA colocou LSD em pães franceses na época da Guerra Fria

Da Globo.com

RIO - O mistério de 50 anos em torno do "pão enfeitiçado" de Pont-Saint-Esprit, que fez com que, em agosto de 1961, moradores da região tivessem alucinações, foi resolvido após um escritor descobrir que os Estados Unidos adicionou LSD em pães como parte de um experimento, segundo o "Telegraph".

Em 1951, um pequeno vilarejo da França foi repentina e misteriosamente atingido por uma onda de insanidade e alucinação. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas foram internadas em asilos.

Por décadas acreditou-se que o pão local havia sido envenenado sem qualquer intenção. Agora, no entanto, H P Albarelli Jr., jornalista investigativo americano, descobriu evidências que sugerem que a CIA, a agência de inteligência americana, colocou a droga alucinógena LSD em alimentos produzidos na região como parte de uma experiência de controle mental na época da Guerra Fria.

Os cientistas que produziram as possíveis alternativas para o problema e nas quais até hoje se acreditava, diz o jornalista, trabalhavam para companhia farmacêutica suíça Sandoz, que se descobriu ser fornecedora de LSD para o Exército americano e a CIA.

Albarelli encontrou os documentos da agência americana enquanto investigava a suspeita de suicídio de Frank Olson, um bioquímico que caiu da janela do 13º andar de um edifício dois anos depois da história do pão enfeitiçado, na mesma região.

Um dos documentos é uma transcrição de uma conversa entre um agente da CIA e um funcionário da Sandoz que fala no "segredo de Pont-Saint-Esprit", o qual explica que não foi de forma alguma causada por mofo nos pães, mas por dietilamida, o D do LSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário