quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Legalizar maconha seria estímulo ao crime, alerta México

da AFP

MÉXICO — A legalização da maconha, que poderia ser aprovada esta terça-feira na Califórnia, mediante consulta popular, não reduziria a violência dos cartéis da droga no México, mas ao contrário, geraria maiores estímulos econômicos, advertiu o governo mexicano.

"Legalizar a maconha, particularmente quando se faz ao nível local ou de forma unilateral ou isolada no contexto internacional não diminuirá a violência no México", afirmou, esta terça-feira, o porta-voz do governo para assuntos de segurança nacional, Alejandro Poiré, em mensagem à imprensa.

Esta medida, ao contrário, "gera maiores estímulos econômicos para os criminosos" porque ampliaria o mercado do maior país consumidor de drogas do mundo, advertiu o porta-voz.

Os eleitores da Califórnia decidem, esta terça-feira, pela legalização do cultivo, o comércio e o consumo de maconha em seu distrito, o mais populoso dos Estados Unidos.

O governo mexicano se pronunciou, junto com o da Colômbia e os dos países centro-americanos, contra a legalização da canabis na Califórnia.

Esta terça-feira, Poiré reiterou que, se aprovada ou não a iniciativa popular, manterão "o combate às organizações criminosas com determinação".

Mais de 28.000 pessoas morreram no México desde que Felipe Calderón lançou, ao assumir a presidência, no fim de 2006, um combate militar antidrogas, a maior parte em crimes atribuídos a disputas entre cartéis.

"Hoje podemos afirmar que os delinquentes não transformarão seu comportamento, intrinsicamente violento e orientado ao controle territorial, porque uma de suas atividades criminosas deixa de ser proibida", disse Poiré.

Um comentário:

  1. Simplismente ninguem compraria mais maconha vinda do méxico.. pois poderia comprar na esquina da sua casa..

    Hipocrisia

    ResponderExcluir