quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil é o novo aliado da Bolívia na luta antidrogas

LA PAZ, 3 Nov 2010 (AFP) -O Brasil é o novo aliado do governo de Evo Morales na luta contra o tráfico de drogas, depois da expulsão da Bolívia da agência americana antidrogas (DEA), em 2008, afirmou esta quarta-feira o vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres.

A polícia federal brasileira contribui "principalmente com o tema de dados de inteligência para a nossa polícia", disse Cáceres à rádio católica Erbol.

"A troca de informação sobre o tráfico de drogas - sejam substâncias controladas ou de traficantes -, teremos no dia. Esta é uma das ferramentas que serviu para chegar a (controlar o) tráfico de drogas", disse.

Além disso, impede que quando a Bolívia faz operações "os narcos fujam para o lado brasileiro" e vice-versa, afirmou.

Cáceres elogiou os trabalhos de interdição "simultânea (..) dos dois lados" da fronteira de 6.834 quilômetros.

Cáceres disse que esta cooperação bilateral dá maiores e melhores frutos do que quando a DEA operava na Bolívia.

Para o governo boliviano, "o tema da DEA é um tema do passado, porque este vazio que se gerou (com sua expulsão, foi suprido) com nossas unidades de inteligência e contrainteligência, formada por membros da nossa polícia nacional", afirmou.

Por outro lado, "somos forçados a obter um acordo com o Peru", visto que as quase 25 toneladas de drogas apreendidas este ano, "quase a metade é droga peruana", afirmou.

O tráfico de drogas incorpora à economia boliviana entre 300 e 700 milhões de dólares, segundo dados recentes proporcionados pelo vice-presidente Alvaro García.

Nenhum comentário:

Postar um comentário