quinta-feira, 25 de março de 2010

Amantes de álcool serão chicoteados no Sudão, previne o presidente Bechir

da Angola Press

Cartum - O presidente sudanês, Omar el-Bechir, advertiu hoje, quinta-feira, os amantes de álcool da capital que eles serão chicoteados, se eles produzirem, venderem ou beberem bebidas alcoolizadas, interditas pelas leis islâmicas em vigor, noticia a AFP.

"Quem fabricar, beber ou vender bebidas alcoolizadas em Cartum, vamos chicoteá-lo, pouco importa o que pensa as Nações Unidas ou as organizações de defesa dos Direitos Humanos", declarou o "raïs" sudanês num discurso em Oum Dawaban, um feudo da irmandade "Qadariyya" nos subúrbios de Cartum.

O código penal sudanês influenciado pela lei islâmica (charia) proibe a fabricação, o consumo ou a venda do álcool, crimes passíveis de 40 chicoteadas.

Mas, as disposições dos acordos de paz, assinados com o Norte, muçulmano, e o Sul, da maioria cristã, derrogam a aplicação da lei islâmica no Sul-Sudão e afirma que os cristãos em Cartum podem solicitar a arbitragem religiosa particular.

Os estabelecimentos comerciais da capital sudanesa não vendem álcool, mas as mulheres originárias de diferentes regiões do país que vivem nos subúrbios pobres fabricam o "araqi", uma mistura do fruto da tâmara, fermento e água, que embalam num saco plástico para a proteger da poeira, e enterram-na durante dois a cinco dias, dependendo da estação.

O jogador nigeriano Stephen Worgu, estrela do clube da primeira divisão sudanesa, al-Merreikh, tinha sido condenado no outono último à 40 chicotadas por ter bebido "araqi", mas apelou o veredicto.

Até ao momento, nenhuma decisão oficial foi anunciada a seu respeito.

Bechir, chegou ao poder em 1989 por um golpe de Estado militar, apoiado por islamistas, faz actualmente campanha para as eleições de Abril de 2010, o primeiro teste verdadeiro desde o início do seu regime.

Omar el-Bechir afastou, no entanto, rumores insistentes sobre o adiamento de eleições legislativas, regionais e presidenciais, primeiro escrutínio multipartidário, desde 1986 no Sudão, o maior país de África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário