terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bahia: Mototaxista cultiva maconha no fundo do quintal em Capão

Fonte: Jornal da Mídia

Salvador - Investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) – Seabra e da Delegacia Territorial (DT), de Palmeiras, prenderam o mototaxista Isaque Rocha de Lima e Silva, de 28 anos, que cultivava 75 pés de maconha nos fundos do quintal da própria residência, no povoado de Capão. Estimada em 34 quilos, a plantação e mais uma certa quantidade da droga, já pronta para consumo, foram apreendidas.

Encoberta por muros e pés de bananeiras, o acesso à roça era através de uma pequena porta, escondida por móveis dentro de um dos quartos da casa. No local também funcionava um sistema de irrigação para conservar a plantação. Em seu depoimento, Isaque disse que a droga encontrada era apenas para consumo próprio, negando que a comercializasse.

O delegado titular de Seabra, Rafael Almeida de Oliveira, no entanto, afirmou que as investigações continuam sendo feitas e indicam que a droga era cultivada para depois ser vendida para traficantes. Parte da plantação foi enviada para perícia e o restante será incinerado. O mototaxista agora encontra-se recolhido à carceragem da 13ª Coorpin, à disposição da Justiça Criminal.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Americano é preso após fumar maconha em voo

Fonte: G1

Suspeito fumou a droga no banheiro da aeronave. Adam Blumenkranz ia de Los Angeles para Newark.

Um homem de 43 anos foi preso na segunda-feira (24) depois que fumou maconha em um voo da companhia Jet Blue que ia de Los Angeles para Newark, no estado da Nova Jersey (EUA). Adam Blumenkranz fumou a droga no banheiro da aeronave. Ele foi detido quando desembarcou no destino, segundo reportagem da emissora de TV "ABC 7".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Estava fumando muita maconha", diz Brad Pitt sobre anos 90

Fonte: Terra

Capa da última edição da revista The Hollywood Reporter, Brad Pitt disse que fumou tanta maconha no fim dos anos 1990 que estava quase virando um doughnut. O ator contou que na época estava cansado do showbizz e que se esconder em casa com a erva era a única saída.

"Eu fiquei cansado de mim mesmo no fim dos anos 1990. Estava me escondendo de toda essa coisa de celebridade e estava fumando muita maconha. Eu ficava no sofá me transformando em um doughnut", disse Pitt para a publicação norte-americana.

O ator contou que essa era a única solução para sua depressão, até ele se cansar da rotina e começar a fazer caridade. "Eu vi o quão desnecessário eu era", explicou.

Candidato ao Oscar de melhor ator com O Homem Que Mudou O Jogo, Pitt também contou que seus filhos já estão pressionando para ele se casar com Angelina Jolie. "Nós gostaríamos (de casar) e parece ser cada vez mais significativo para nossa crianças. Nos tínhamos declarado que não faríamos até todos poderem, mas não sei se conseguiremos segurar isso", explicou.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

90% aprovam internação involuntária

Fonte: Folha de São Paulo

É quase uma unanimidade: 9 em cada 10 brasileiros acham que os viciados em crack devem ser internados para tratamento mesmo que não queiram. É o que mostra pesquisa nacional do Datafolha feita na semana passada.

Questionados se um adulto dependente de crack deveria ser internado para tratar seu vício mesmo contra a vontade, 90% dos entrevistados disseram que sim.

A concordância é praticamente a mesma entre homens e mulheres e em todas as faixas etárias. Cai um pouco entre os moradores do Sul (86%), os que têm ensino superior (84%) ou renda acima de dez mínimos (79%).

A chamada internação involuntária (feita à revelia do paciente/viciado) é prevista na lei 10.216, de 2001, que trata de doentes mentais.

Político ameaça fumar maconha no Parlamento da Polônia por legalização

Fonte: Folha de São Paulo

O líder de um novo partido de esquerda polonês, Janusz Palikot, ameaça acender um cigarro de maconha no parlamento do país pela descriminalização do consumo da droga e o uso do que chama de "drogas leves" no país.

O político faz parte de um movimento que planeja enviar um projeto de lei ao parlamento nesta sexta-feira descriminalizando a posse de pequenas quantidades de maconha. Ele disse que ainda planejou acender um cigarro da droga em uma das salas do prédio.

Porém, a ameaça pôs o político em rota de colisão com a porta-voz do Parlamento, Ewa Kopacz, que prometeu não deixar Palikot fumar dentro da casa legislativa e acioná-lo ao Ministério Público caso o faça.

Cogumelos alucinógenos: caminho para tratamentos contra depressão

Fonte: Estadão
Estudos sobre os efeitos da psilocibina, o princípio ativo destes fungos, mostram que há redução da atividade em determinadas áreas do cérebro

O cérebro das pessoas que usam cogumelos alucinógenos pode dar pistas sobre como as drogas psicodélicas atuam. Cientistas britânicos dizem que a descoberta sugere que tais drogas poderiam ajudar a tratar depressão.

Dois estudos sobre os efeitos da psilocibina, o princípio ativo dos cogumelos alucinógenos, mostram que, ao contrário do que os cientistas esperavam, eles não aumentam e, sim, reduzem a atividade em áreas do cérebro que também são inibidas por outros tratamentos antidepressivos.

"Psicodélicos são considerados drogas que "expandem" a mente, por isso foi assumido que elas atuam aumentando a atividade cerebral", diz David Nutt, do Imperial College London, que falou sobre os estudos. "Mas, surpreendentemente, descobrimos que a psilocibina, na realidade, reduz a atividade em áreas que têm as conexões mais densas com outras áreas", diz.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Advogado e cliente são detidos fumando maconha dentro de carro na frente de fórum em Cariacica

Fonte: Folha Vitória

Policiais flagraram um advogado e o cliente dele fumando maconha dentro de um carro na frente do fórum de Cariacica, na tarde desta segunda-feira (23). Uma equipe da Rotam passava pelo local quando viu o que acontecia. Segundo os policiais, os suspeitos fumavam despreocupadamente e com o vidro aberto.

Ao se aproximarem, os soldados perceberam o forte cheiro da droga. Os dois homens, que não tiveram seus nomes divulgados, foram conduzidos ao DPJ de Cariacica para prestarem depoimento. A delegada que ouviu os dois não quis falar com a imprensa, mas policiais disseram que os dois provavelmente serão liberados por se tratar de delito pequeno.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Wagner Giudice: ‘O Brasil não está preparado para descriminalização das drogas’

Fonte: Época

Wagner Giudice, diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo, diz que educar a população pode levar à diminuição no consumo de drogas

dsc_0020A voz grave e confiante, a postura altiva e o olhar compenetrado do delegado Wagner Giudice escondem uma verdade: Giudice é um homem pressionado e que se incomoda com as cobranças que recebe. Há um ano ele é o diretor do Denarc, o Departamento da Polícia Civil de São Paulo responsável pelo combate ao narcotráfico. “É um trabalho muito duro”, diz o delegado de 46 anos, 23 deles na polícia. “Há uma pressão terrível em cima da gente. Todo mundo acha que vamos resolver o problema das drogas.” A questão que se levanta é: o que significa “resolver o problema das drogas”? Tolerar o consumo? Liberar a compra e venda de drogas? Todas as drogas? Ou a solução é erradicar as drogas do planeta? Como? Num assunto cujo debate costuma ser polarizado por opiniões extremistas, o delegado Giudice tenta evitar radicalismos. Ele tem consciência da impossibilidade de um mundo livre de entorpecentes. Sabe que sempre haverá pessoas interessadas no uso de substâncias que alteram a consciência. Mas acha temerário liberar o uso das drogas. “É algo complicado”, diz. Por fim, admite: sendo impossível coibir esse comércio, lutar contra as drogas é um trabalho parecido com “enxugar gelo”. Mas é um trabalho que deve ser feito, afirma. “Se você não enxugar o gelo vai ficar uma poça embaixo”. Abaixo, entrevista concedida a EPOCA.

Época: Como vencer a guerra contra as drogas? 
Wagner Giudice: Antes de tudo, o combate às drogas passa pela educação. Acho que todas as polícias que trabalham com combate ao narcotráfico têm essa noção. O país que mais gasta dinheiro no combate às drogas é os Estados Unidos. Mesmo assim a droga continua presente. Por isso, num primeiro momento, a educação é o primeiro passo para que a gente tenha bons resultados. Num segundo momento, aí sim entra a repressão e o que vemos hoje em dia.

No palco da folia há espaço para todas as causas

Fonte: O Globo

Proibido no ano passado, em 2012 o bloco Planta na Mente sairá da escadaria Selarón em direção aos Arcos da Lapa

RIO - Levantar uma bandeira durante o carnaval pode ser muito mais do que empunhar o pavilhão de sua escola de samba, como fazem as porta-bandeiras. Usar a folia para defender um ideal está cada vez mais comum. Os denominados “blocos com causa” prometem mexer muito mais do que os quadris. A legalização da maconha, a campanha contra as drogas e álcool, a defesa dos royalties do petróleo e até o consumo de alimentos sem agrotóxicos são alguns dos pleitos que estarão nas ruas do Rio.

Escadaria na Lapa é ponto de partida de desfile inédito

O democrático carnaval carioca tem espaço para todos. Enquanto no dia 12 de fevereiro, uma semana antes da folia oficial, cerca de 500 pessoas desfilam na Avenida Atlântica, em Copacabana, contra o abuso no uso de drogas e álcool, na quarta-feira de Cinzas, na Lapa, a luta é outra. Proibidos no ano passado de desfilarem, os integrantes do Planta na Mente, que defende a liberação da maconha, saem este ano da escadaria Selarón em direção aos Arcos da Lapa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O STF e a maconha

Fonte: O Globo

Merval Pereira, O Globo

Além de definir o alcance do papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e julgar o mensalão, o Supremo Tribunal Federal terá pelo menos mais um tema polêmico pela frente este ano. Uma decisão tomada no fim do ano passado, no dia 9 de dezembro, não teve a devida atenção da opinião pública: o STF decidiu deliberar, ainda neste ano de 2012,sobre a descriminalização do consumo de maconha, e tudo indica que a maioria do plenário tenda a favor.

Afinal, o Supremo tem se colocado na vanguarda da sociedade brasileira no campo dos costumes ao aprovar, nos últimos tempos, questões polêmicas como a união estável entre homossexuais e a permissão da defesa pública da legalização da maconha, retirando desse movimento o caráter de apologia de crime.

Antes dessas decisões, porém, houve um julgamento sobre a admissibilidade, exatamente como nesse caso do consumo individual da maconha, o que leva os interessados no caso a acreditarem que o resultado do julgamento no plenário será favorável à descriminalização.

Polícia apreende dois pés de maconha em pátio de casa no RS

Fonte: G1

Plantas mediam 1,70 m de altura, segundo a Brigada Militar. Droga foi encontrada em Uruguaiana na noite de quinta-feira (19).

Dois pés de maconha foram apreendidos em uma residência no bairro Santo Antônio, em Uruguaiana, no Oeste do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira (19).

As plantas, com aproximadamente 1,70 m de altura, foram encontradas pela Brigada Militar no pátio da casa. O proprietário assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

A Justiça deve definir se o caso será considerado como posse ou tráfico de drogas.

PM em Paraíso (TO) faz grande apreensão de mudas de maconha

Fonte: O Girassol

Policiais militares do 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Paraíso do Tocantins-TO, prenderam por volta das 18h30 desta quinta-feira (19), Jean Carlos Rodrigues da Silva, 20 anos, e apreenderam o menor L.S.O., 16 anos. Ambos cultivavam um viveiro de maconha, em uma chácara nos arredores de Paraíso-TO, às margens da rodovia de acesso ao município de Chapada de Areia-TO.

No local foram encontrados dois pontos de cultivo da planta, totalizando 702 copos de 180 ml, com terra, sendo que alguns com brotos de planta análogas à maconha, 01 garrafa pet de coca-cola contendo sementes análogas às de maconha, 02 sacos plásticos contendo terra, 02 engradados de cerveja vazios, 01 balde de plástico de cor preta, 02 pedaços de tela de nylon e vários copos descartáveis vazios.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Menino de 12 anos tinha maconha plantada em casa de Piedade, SP

Fonte: G1

Irmão mais velho entregou adolescente no Fórum. Entorpecente já tinha 50 centímetros.

Um pé de maconha com 50 centímetros foi apreendido em Piedade, no interior de São Paulo nesta quinta-feira (19). Segundo a polícia, a droga estava no quintal da casa e pertencia a um adolescente de 12 anos.

A PM só conseguiu chegar até a droga após denúncia feita no Fórum da cidade pelo irmão mais velho do menor. Na casa do suspeito, foram encontradas outras oito porções de maconha embaixo de um colchão.

O adolescente foi encaminhado à delegacia e foi liberado após a mãe se responsabilizar

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

João Batista Damasceno: Justiça e liberdade

Fonte: O Dia

Rio - Ninguém é contra a liberdade de expressão ou contra a liberdade, ainda que alguns sejam contra a liberdade alheia. Em maio, horas antes da realização da marcha pela descriminalização da maconha em São Paulo, programada e divulgada com meses de antecedência, um desembargador ‘desferiu’ uma liminar proibindo-a, sob argumentação de que se faria apologia a crime.

Programaram outra marcha, pela liberdade de expressão. O desembargador também a proibiu, sob o fundamento de que se usaria o pretexto da defesa da liberdade de expressão para defender outras coisas. Os que insistiram em manifestar pela liberdade de expressão foram violentamente reprimidos pela polícia, com atuação legitimada pela decisão judicial.

Polícia prende traficante que tinha pé de maconha na Zona Oeste do Rio

Fonte: O Dia

Rio - Policiais da 42ª DP (Recreio) prenderam um homem acusado de tráfico de drogas, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. O detido estava em sua casa, onde os agente encontraram grande quantidade de maconha, além de um pé da erva, de aproximadamente dois metros de altura.

O acusado foi identificado como Paulo Evaristo Cipoli Alvarez. Ele foi conduzido para a 42ª DP e autuado em flagrante por tráfico.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Partido Liberal vai defender legalização da maconha no Canadá

Legenda que governou o país por quase 70 anos reconhece fracasso da guerra às drogas

Fonte: Opera Mundi

O Partido Liberal do Canadá, tradicional legenda política do país, decidiu neste domingo (15/01), em sua convenção bienal, que apoiará a causa da legalização do consumo da maconha. A proposta obteve apoio de 77% dos 1.400 delegados que participaram da votação.

Essa votação, no entanto, é só um primeiro passo. Não significa que a proposta será colocada em pauta por um deputado no Congresso canadense imediatamente ou quando os liberais eventualmente reassumirem o governo. A moção deverá ser votada novamente no próxima convenção, daqui a dois anos para ser incluída na plataforma política do partido. E o presidente da legenda ainda terá o poder de veto.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Californianos dão a nova maconha nome de filha de Beyoncé

Fonte: Terra

Logo depois do nascimento de Blue Ivy, filha de Beyoncé e Jay Z, lojas legais de venda de maconha na Califórnia começaram a comercializar uma nova linha da erva com o nome do bebê. As informações são do site do jornal The Sun.

O novo tipo de maconha está sendo chamada de OG Blue Ivy. Segundo o jornal, OG é a sigla para Original Gangster, nome também do quarto álbum de estúdio de Ice T. Até o momento, os advogados do casal de artistas não fizeram nenhum pedido legal para mudar o nome da droga.

Blue Ivy Carter nasceu por cesariana no dia 7 de janeiro, em Nova York.

Turismo da maconha entra o ano no prejuízo

Fonte: Blog do Maierovitch

Desde o dia primeiro de janeiro, os donos de cafés autorizados a vender maconha na Holanda falam em  falência e na dispensa de empregados. Eles reclamam de restrições à comercialização, em especial com relação aos turistas e  estrangeiros.

Alguns economistas, em tempo de crise na Zona do Euro, sustentam que a proibição de venda de maconha aos turistas e estrangeiros nos cafés holandeses afetará o produto interno bruto dos Países Baixos: PIB-holandês.

No mundo, calcula-se que 203 milhões de pessoas fumam maconha e o Marrocos é o maior produtor mundial. Lógico, nem todos viajam para a Holanda a fim de fumar nos mais de mil estabelecimentos, tipo coffee-shop, autorizados.

Na Holanda, os  cafés movimentavam anualmente 3,9 milhões de euros. Dessa “grana” toda, 70% provém dos turistas.

Polícia de MG encontra plantação de maconha em república estudantil

Fonte: G1

Segundo PM, foram apreendidos 4 pés, sementes e material para secar droga.Um homem de 22 anos, morador da república em Lavras, foi preso.

A Polícia Militar encontrou nesta sexta-feira (13) uma plantação de maconha em uma república estudantil na cidade de Lavras, no Sul de Minas Gerais. Segundo a PM, um homem de 22 anos, morador da casa, foi preso. Os militares informaram que foram apreendidos quatro pés da planta, sementes e material para secar a droga. O suspeito preso e o material apreendido foram encaminhados a delegacia da cidade. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Itaú deixa folha semelhante a de maconha em campanha publicitária

Fonte: Folha de São Paulo

O Itaú Unibanco aproveitou um vídeo com mais de 35 milhões de visitas na internet para uma campanha publicitária de sustentabilidade que visa diminuir o uso de papel.

O banco fez adaptações na peça original, mas esqueceu de apagar a imagem semelhante a uma folha de maconha estampada em uma almofada ao fundo da imagem.

O deslize repercutiu na internet. Usuários deixaram comentários no Youtube e no Twitter indicando a almofada com a imagem no cenário. O filme original com o título em inglês já teve mais de 35 milhões de visitas. A versão do Itaú que está no site da campanha já foi vista por mais de 370 mil pessoas.

Polícia desmantela 25 laboratórios de maconha em Miami

Fonte: Terra

A polícia americana desmantelou 25 laboratórios clandestinos de maconha com mais de 1,3 mil plantas dentro, nos arredores de Miami (Flórida, EUA), informaram nesta sexta-feira as autoridades locais, que estimaram em US$ 4,5 milhões o valor que a droga poderia atingir nas ruas. A operação realizada pela Polícia do condado de Miami-Dade nesta semana concluiu com mais de 25 prisões por crimes relacionados com drogas e com a apreensão de 1.356 plantas de maconha, que atingiam um peso total superior a meia tonelada.

As identidades das pessoas detidas não foram divulgadas, tampouco a localização dos laboratórios de maconha. Foram apreendidas sete armas de fogo, US$ 31.708 em metálico e 30 gramas de cocaína. "É importante que a comunidade esteja ciente dos perigos que estes laboratórios representam, com o desvio do fluxo de energia elétrica e a ventilação precária, entre outros", assinalou a polícia em comunicado.

Esta operação ocorre na mesma semana em que a senadora Larcenia Bullard, da Flórida, apresentou uma proposta de reforma legislativa para permitir o consumo da maconha com fins medicinais no estado. Em sua proposta, a senadora pede também a organização de um referendo sobre a legalização do consumo da planta com fins medicinais, algo que já é legal em outros 16 estados do país.

Negócio lucrativo e exploração de miseráveis convivem na cracolândia

Fonte: Folha de São Paulo

Segundo pesquisa da USP com 923 presos acusados de tráfico, maioria é jovem, pouco escolarizada e pobre

A região, no centro da cidade, que era frequentada por cerca de 600 viciados em crack por dia antes do início da operação policial para dispersá-los, movimentava R$ 1 milhão por mês com a venda da droga, segundo a polícia.

É um valor muito pequeno para um esquema que pode gerar ganhos de 900% desde a produção da cocaína (base para o crack) na Bolívia (principal fornecedora do Brasil) até o mercado europeu.

Segundo a polícia, um quilo de cocaína é comprado a R$ 7.000 na Bolívia e vendido pelo equivalente a R$ 69 mil na Espanha. Não há um dado exato sobre o Brasil.

Cracolândia: 'Estão fazendo tudo o que não pode'

Fonte: Estadão

PSIQUIATRA, DIRETOR DO PROGRAMA DE , ORIENTAÇÃO, ATENDIMENTO A DEPENDENTES (PROAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO , PAULO (UNIFESP) - O Estado de S.Paulo

Análise: Dartiu Xavier da Silveira

Estou muito pessimista em relação ao resultado dessa operação. Estão fazendo tudo o que não se pode fazer. A história mostrou por diversas vezes que a adoção de medidas repressivas não dá certo. Pelo contrário, provoca os piores resultados. Se uma ação como essa ocorresse na Europa, por exemplo, renderia até processo contra o governo.

Temos um exemplo clássico. Na década de 1960, os Estados Unidos resolveram iniciar a chamada guerra às drogas. Após 30 anos, o próprio governo americano chegou à conclusão de que jogou US$ 20 bilhões no ralo. Mas esse discurso de repressão policial vende voto e capta a simpatia da população menos familiarizada com as nuances do problema.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fumar tabaco danifica mais o pulmão do que maconha, diz estudo

Fonte: G1

Autor também considera outros aspectos e não defende consumo.
Para médica brasileira, pesquisa era aguardada.

Fumar maconha é menos danoso ao pulmão do que consumir os cigarros tradicionais, de tabaco, segundo um estudo norte-americano publicado na terça-feira (10) pela revista científica “Journal of the American Medical Association”.

A pesquisa usou uma base de dados de fumantes – de maconha e tabaco – pelo período de 20 anos. Entre os que consumiram tabaco, houve redução da capacidade pulmonar. Já entre os fumantes de maconha, não houve perda; pelo contrário, o volume de ar que cabe nos pulmões aumentou um pouquinho.

Stefan Kertesz, autor do estudo, disse ao G1 que o consumo da maconha envolve mecanismos mais complexos, não só no corpo como um todo, mas também nos aspectos morais e culturais, e que seu trabalho não deve servir como uma defesa da droga.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Grupo promove "churrascão de gente diferenciada" na cracolândia

Fonte: Folha de São Paulo

O coletivo Dar (Desentorpecendo a Razão) está organizando um "churrascão de gente diferenciada" na cracolândia, na rua Helvétia esquina com a rua Dino Bueno, região central de São Paulo, no sábado (14) às 16h.

Mais de 1.000 pessoas confirmaram presença no evento criado no Facebook até a tarde desta terça-feira. A intenção é protestar contra a ação da PM na região, "o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas".

A expressão "gente diferenciada" foi usada por uma moradora em entrevista à Folha, no início do ano passado, para descrever os "mendigos e drogados" que a construção de uma estação de metrô atrairia para a região de Higienópolis (bairro nobre na zona oeste de São Paulo). Na época, houve um "churrascão de gente diferenciada" no bairro.

Polícia encontra maconha em restaurante de jogador da seleção inglesa

Fonte: Terra

A polícia inglesa realizou uma batida no restaurante do zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, e encontrou diversos pacotes com maconha no estabelecimento. Usando cães farejadores, os oficiais chegaram até a droga e prenderam uma pessoa após as investigações serem concluídas no local.

Ao todo, 29 pacotes com a droga foram achados pelas autoridades, mas nenhuma ligação entre o jogador e os entorpecentes foi traçada pela polícia. Até o momento, o atleta não se manifestou sobre o caso e o restaurante continua aberto ao público.

O lugar já havia proporcionado episódios polêmicos e recebeu duras críticas da imprensa inglesa após sua inauguração. Em um deles, Ferdinand convidou o elenco do Manchester United para um festa no local, na qual todos teriam ficado alcoolizados. O caso gerou repercussão na mídia inglesa, e muitos apontaram que o atacante Wayne Rooney teria traído sua mulher durante estas comemorações.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vovó diz que não sabia que estava cultivando maconha em casa

Fonte: G1

Caso ocorreu em Connellsville, no estado da Pensilvânia. Idosa disse que ganhou as sementes e pensou que fossem de flores.

Uma vovó de 67 anos alegou que não sabia que estava cultivando pés de maconha em sua casa em Connellsville, no estado da Pensilvânia (EUA), depois que chegou a ser acusada de posse e fabricação da droga, segundo reportagem da emissora de TV "WTAE".

Alberta Kelley afirmou à polícia que um estranho lhe deu algumas sementes de presente, mas ela não sabia que eram de maconha. Alberta destacou que pensou que fossem sementes de flores. "Uma pessoa me deu e eu só plantei", alegou ela.

Um tribunal do condado de Fayette aceitou as alegações da idosa e a inocentou das acusações.

Snoop Dogg é preso por posse de maconha

Fonte: Folha de São Paulo

O rapper Snoop Dogg foi preso com maconha neste fim de semana, de acordo com o site "TMZ".

A prisão aconteceu no Texas, quando policiais com cães farejadores encontraram maconha no ônibus de turnê do músico.

Snoop Dogg foi parado em Sierra Blanca, cidadezinha em que outro músico, Willie Nelson, já havia sido preso com maconha em 2010.

De acordo com o "TMZ", Snoop confessou aos policiais que a maconha pertencia a ele --ele alegou ainda que possui licença médica na Califórnia para a droga; no Texas, porém, não há tolerância para consumo de maconha.

Snoop Dogg foi fichado e liberado. No entanto, ele vai ser investigado e, caso seja considerado culpado, pode ser condenado a passar 180 dias na cadeia.

Homem é preso com pé de maconha no quintal de casa em João Pinheiro, MG

Fonte: G1

Planta tinha cerca de um metro de altura, segundo a Polícia Militar.
Dentro da casa foi encontrada ainda uma bucha da mesma substância.

Um homem de 43 anos foi preso na tarde deste domingo (8), em João Pinheiro, no Noroeste de Minas, suspeito de cultivar um pé de maconha no quintal de casa. De acordo com a Polícia Militar, depois de uma denúncia anônima, os policiais encontraram a planta que tinha cerca de um metro de altura.

O pé de maconha estava entre uma plantação de milho e outra de mandioca. Dentro da casa do suspeito ainda foi encontrada uma bucha da mesma substância. O produto estava debaixo do colchão. O homem foi preso em flagrante e o material apreendido.

Spray bucal para tratar dependência da maconha é testado na Austrália

Fonte: UOL

Pesquisadores na Austrália começaram a testar um borrifador bucal com substâncias derivadas da canabis e utilizado em tratamentos contra a esclerose múltipla para combater a dependência à maconha, informaram hoje fontes da pesquisa.

O fármaco, chamado Sativex, começou a ser tetado em Sydney e na vizinha Newcastle para diminuir os efeitos da síndrome de abstinência, que provoca insônia, mudanças de humor e desejos.

A diretora do Centro Nacional de Prevenção e Informação sobre Maconha, Jan Copeland, disse à emissora local "ABC" que o spray é "um produto elaborado de uma planta orgânica" e se parece ao tratamento contra o tabagismo na qual se substitui a nicotina.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Polícia Civil investiga dono de plantação de maconha em Goiás

Fonte: G1

Quase cem pés com mais de 2,5 metros foram encontrados em Alto Paraíso. Polícia aguarda autorização judicial para queimar as plantas apreendidas.

A Polícia Civil vai investigar quem é o dono da fazenda em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno de Brasília, onde foram encontrados 95 pés de maconha prontos para o cultivo.

Os policias estiveram na fazenda, mas encontraram o local abandonado. No entanto, segundo a polícia, roupas e objetos comprovam a passagem recente de pessoas.

As plantas ficavam em uma mata fechada e alguns pés alcançavam mais de dois metros de altura. Eles foram arrancados e transportados até o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Planaltina de Goiás. Os policiais devem voltar à fazenda já que há suspeitas de que existam ainda mais pés na área. A polícia aguarda autorização judicial para queimar as plantas apreendidas.

Bairros de classe média abrigam cracolândias privês

Fonte: Folha de São Paulo

Traficantes alugam apartamentos e casas na Vila Mariana, Paraíso e Bela Vista para receber viciados

Em um espaço do tamanho de uma perua Kombi, seis homens dividem três cachimbos de crack feitos com antenas de TV e latinhas de alumínio.

Cinco deles estão sentados no chão. São iluminados por um lampião que contrasta com a janela de vidros escurecidos. O outro está em pé. Observa a cena ao lado da porta. Ali, não há móveis, tapetes, tampouco cortinas.

Passa das 16h de uma sexta-feira nublada em São Paulo. O ambiente descrito acima poderia ser em uma rua da cracolândia, na região central da cidade, mas não é.

Trata-se do interior de um apartamento de classe média na Bela Vista, a poucas quadras de um dos mais famosos corredores gastronômicos da metrópole, a rua Avanhandava. Lá, usuários de crack alugam a sala, o quarto e a cozinha com um único propósito: fumar a droga.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Alagoas: Rapaz é autuado por plantar maconha em casa

Fonte: Primeira Edição

Denúncia anônima levou a polícia apreender 5 pés da droga

Uma denúncia anônima levou a polícia autuar David Carlos da Silva, de 20 anos por plantar maconha no quintal de casa. Em operação, os militares encontraram cinco pés do entorpecente na casa do acusado no Conjunto Carminha, no Complexo do Benedito Bentes.

Em depoimento prestado nesta sexta-feira (6) na Central de Polícia da Capital, David declarou usuário de maconha e que sabia da ilegalidade do cultivo. O rapaz foi autuado com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelo crime de plantio de entorpecentes.

Cracolândia entre o populismo e a incompetência

Fonte: Blog do Maierovitch

Ao tempo da Liga das Nações tivemos uma conferência (1909) e três convenções sobre “drogas nocivas”, com foco especial no ópio, gerador de duas guerras diante do interesse monopolístico e da indústria farmacêutica. As duas guerras do ópio envolveram China e Grã-Bretanha (1839-42 e 1856-60). A ganhadora foi a Grã-Bretanha.

Na Organização das Nações Unidas (ONU), a principal convenção em face do fenômeno transnacional das drogas foi a de Nova York, em1961. Essa Convenção entrou em vigor em 1964. Na Convenção de 1988, realizada em Viena, comprovou-se que o sistema bancário e o financeiro internacional estavam sendo empregados para circulação e lavagem de dinheiro das drogas ilícitas da criminalidade organizada sem fronteiras.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Maconheiros de meia idade têm mentes mais "afiadas"

Fonte: Folha de São Paulo

Um estudo britânico sugere que pessoas na meia idade que usaram ou ainda usam drogas não tiveram o cérebro danificado. A pesquisa foi publicada pelo "American Journal of Epidemiology".

Pesquisadores do King's College, em Londres, estudaram milhares de pessoas com 50 anos e descobriram que aqueles que tinham usado drogas ilícitas, principalmente a maconha, tiveram um desempenho melhor do que os outros nos testes de memória e de outras funções cerebrais.

EUA discutem liberação da maconha

Fonte: BAND

Quatro Estados norte-americanos encaminharam pedido ao governo federal para que liberem o uso da droga com fins medicinais

Quatro Estados norte-americanos pressionam o governo de Barack Obama para que libere o uso da maconha com fins medicinais. As informações são do correspondente da Band em Nova York, Luiz Megale.

O último Estado a encaminhar um pedido de liberação da maconha à Casa Branca foi Colorado. Um mês antes, a mesma proposta foi encaminhada pelas federações de Vermont, Rhode Island e Washington.

A reivindicação é antiga, mas nunca teve tanto apoio político quanto agora. Os quatro Estados querem que a maconha seja classificada como tipo 2, entrando no grupo de analgésicos mais fortes, daqueles que só podem ser vendidos com prescrição médica. Atualmente, ele é tipo 1, totalmente proibido, como a cocaína e o ecstasy.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bolivia, primer país que abandona la Convención de la ONU sobre drogas

Fonte: BBC

Bolivia abandonará temporalmente la Convención de Naciones Unidas sobre Estupefacientes con la entrada del nuevo año en señal de protesta por la clasificación de la hoja de coca como una sustancia ilegal.

Las hojas de coca son la materia prima de la cocaína, pero Bolivia ha alegado desde hace tiempo que en su forma no procesada son meramente un estimulante suave.

La Paz afirma que abandona el Convenio para intentar de persuadir a los otros Estados miembros de que deben modificar la prohibición del masticado de hojas, que es una costumbre antigua y legal en Bolivia.

Paraná: PM de Cambé apreende pé de maconha gigante

Fonte: O Diário

A Polícia Militar (PM) de Cambé (16 km de Londrina) fez a apreensão de um pé de maconha gigante, na noite desta segunda-feira (2). A muda estava plantada em um terreno baldio na Rua João Gualberto, no Jardim Silvino I.

Uma denúncia anônima informou à PM de que havia um pé de maconha no local. No endereço indicado, a suspeita foi confirmada, mas a polícia não encontrou o proprietário da planta. Ainda havia um barraco ao lado, mas o local parecia abandonado e ninguém foi preso.

O material foi arrancado pela raiz e levado até a Delegacia de Polícia Civil de Cambé (16 km de Londrina), onde será destruído.