quinta-feira, 1 de abril de 2010

Apreensão de maconha cai, mas tráfico de crack dispara em Maringá

Do Diário de Maringá

Um balanço do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), divulgado nesta quinta-feira (1º), revelou que a venda e o consumo de crack – droga à qual são atribuídos muitos dos homicídios registrados pela polícia – disparou na região de Maringá. No primeiro trimestre deste ano, foram apreendidas 10.461 pedras da droga, ante 5.702 unidades no mesmo período do ano passado.

No período em que a apreensão de crack cresceu 83,5% na área de abrangência do 4º BPM, a de maconha teve significativa queda: de 77,4 quilos para 3,1 quilos – uma redução de aproximadamente 95%. O volume de cocaína teve pequena alteração, com queda de 227 gramas para 208 gramas. Dados que apontam um avanço do crack diante de outras drogas.

Oficial de Comunicação Social do 4º BPM, o tenente Alexandro Gomes alerta para o aumento do número de crianças e adolescentes envolvidas com o tráfico. "Os traficantes intensificaram o recrutamento de menores de idade para inserção no tráfico ou no uso das drogas", disse. "Por conta disso, o número de menores apreendidos aumentou no primeiro trimestre de 2010".

O número de apreensões de menores por envolvimento no tráfico ou pelo consumo de entorpecentes aumentou 23%, de 96 para 118 em um ano. Enquanto isso, a prisão de adultos pelo menos motivo caiu 17%, de 593 para 508.

Nenhum comentário:

Postar um comentário