quinta-feira, 1 de abril de 2010

Polícias apreendem mais de 1,7 mil kg de maconha

Do Bem Paraná

Uma operação conjunta de policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da Polícia Federal apreendeu, na noite desta terça-feira (30), uma tonelada e meia de maconha. A droga estava escondida em um caminhão que transportava farinha, com destino à cidade de São Paulo. O motorista do caminhão, de 59 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal. Um pouco antes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apreendeu 290 quilos da droga na BR-277, em Laranjeiras do Sul. Dois homens foram presos.
De acordo com o delegado-chefe da Denarc de Foz, Renato Coelho de Jesus, a polícia recebeu uma denúncia anônima que o caminhão com uma grande quantidade de maconha sairia de Foz do Iguaçu com direção à capital paulista. “Na denúncia ainda conseguimos a placa do veículo. Com estas informações, nós, juntamente com os policiais federais, ficamos esperando o caminhão no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu”, contou.

O veículo foi parado pela polícia e ao vistoriar embaixo da carga de farinha, encontrou todo o entorpecente dividido em vários pacotes. A carreta foi encaminhada à sede da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu. O motorista já tem passagem pela polícia por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. Ele foi indiciado por tráfico internacional de drogas e está detido na Polícia Federal à disposição da Justiça Federal. “Se condenado, pode pegar uma pena que varia de cinco a 15 anos de prisão”, disse o delegado.
O delegado Renato de Jesus ainda ressalta a importância da parceria das Policias Civil e Federal. “Esse trabalho de integração e compartilhamento de informações vem se intensificando e quem ganha com essa união é a população”, enfatizou.
PRF — A operação da PRF que encontrou a maconha aconteceu na tarde de terça-feira. Dois paranaenses, de 37 e 23 anos, transportavam os 290 quilos de maconha na carroceria de uma caminhonete. A dupla foi flagrada durante fiscalização na BR-277 e disse que a droga seria entregue em Ponta Grossa.

Os policiais abordaram a caminhonete por volta das 17 horas em frente ao posto da PRF do município. Depois de perguntarem ao motorista do utilitário sobre a viagem que ele fazia, o suspeito disse que estaria voltando de Cascavel. Quando conferiram os documentos da caminhonete, os agentes perceberam que era falso e começaram uma revista minuciosa no veículo.
A maconha estava embalasda em 180 tabletes, espalhados em fundos falsos — sob o assoalho da carroceria da caminhonete e também na cabine e dentro de todos os bancos. Os suspeitos foram presos em flagrante e disseram aos policiais que receberiam R$ 1 mil para transportar a droga de Foz do Iguaçu até Ponta Grossa. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal em Laranjeiras.
Somente estas duas apreensões quase igualam o total apreendido nos dois primeiros meses do ano. Conforme a estatística do serviço Narcodenúncia 181, até 28 de fevereiro haviam sido apreendidos no Estado 1,9 tonelada de maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário