sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Quase metade dos americanos defende legalização da maconha, diz pesquisa

da Folha.com

Um total de 46% dos americanos são favoráveis à legalização da maconha e 50%, contrários, revelou uma pesquisa de opinião da empresa Gallup, divulgada esta quinta-feira, a menos de uma semana do referendo que será celebrado na Califórnia (oeste), juntamente com as eleições legislativas, sobre a proposta.

O apoio à legalização da maconha para uso privado tem crescido desde o ano 2000, quando apenas um terço dos americanos estava de acordo com esta possibilidade, destacou a Gallup, que entrevistou pouco mais de 1.000 pessoas.

No estado, onde há 14 anos já é permitido o uso medicinal da droga, será votada, em 2 de novembro, a proposta 19 sobre a legalização da maconha para fins recreativos, juntamente com a eleição do novo governador e de autoridades locais.

As pesquisas têm demonstrado que os defensores da legalização têm uma pequena maioria, mas o principal obstáculo é legal, visto que o cultivo e o uso de maconha na Califórnia entraria diretamente em conflito com a legislação federal sobre o tema.

Além disso, países latino-americanos, encabeçados por México e Colômbia, têm criticado a possibilidade de este estado americano legalizar o consumo da droga.

Os presidentes destes países, bem como de outros da América Central adavertiram, na terça-feira, durante uma reunião de cúpula sobre a luta antidrogas que a possível legalização da maconha colocaria em xeque "a estratégia global contra as drogas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário