sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Países pedem coerência aos EUA sobre política de drogas

do SRZD

Preocupados com o referendo que pode aprovar a legalização da maconha na Califórnia na semana que vem, a Colômbia, México e sete nações da América Central pediram na 12ª Cúpula do Mecanismo de Diálogo e Acordo de Tuxtla que os países que tem elevado número de consumo de dorgas tenham coerência na luta contra o narcotráfico.

O encontrou aconteceu nesta terça-feira em Cartagena, cidade histórica do Caribe colombiano, onde o centro das discussões foi o crime organizado e as mudanças climáticas. Delegações da Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana participaram do debate.

O presidente colombiano Juan Manuel Santos afirmou que se o referendo em trâmite na Califórnia for aprovado, os outros países terão que reavaliar a política global contra o tráfico de entorpecentes, para que ele seja efetivo. A autoridade mexicana, Felipe Calderón, apontou que há uma contradição no referendo, afirmando que não se pode criminalizar ao mesmo tempo em que se legaliza.

Desde 2006, quando Calderón assumiu a presidência do México, o governo já registrou milhares de mortes na luta contra o narcotráfico, que chega a assassinar políticos e delegados da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário