terça-feira, 6 de julho de 2010

Psicoterapeuta é presa na Suíça por tratar pacientes com alucinógenos

do G1

Uma psicoterapeuta suíça foi condenada nesta segunda-feira (6) por um tribunal de Zurique a 16 meses depreisão por ter tratado seus pacientes, alguns deles pertencentes à famílas tradicionais da cidade com substãncias como LSD, êxtase ou mescalina.

Entre 2004 e 2008, durante os fins de semana, a psicoterapeuta, que hoje tem 62 anos, organizava sessões de grupo com cerca de sessenta personas, entre elas médicos, advogados ou socialites.

Os participantes tinham de pagar 300 francos suíços (ou U$ 280) para essas sessões extras,  durante as quais, segundo o ministério público, eram entregues cerca de 700 doses de LSD, a mesma cantidad de êxtase, 50 de mescalina e 150 de 2-CB, uma droga alucinógena de síntese cuja estrutura é similar à da mescalina.

A psicoterapeuta, acusada por uma promotoria ligada ao combate do narcotráfico, explicou ao tribunal que esses produtos não eram drogas, apenas "sustâncias que permitem uma maior ampliação da consciência".

O tribunal negou o pedido de absolvição apresentado pela defensa da acusada, com também a acusação de tráfico de gassim como a acusação de tráfico de drogas "agravado".

Ela acabou condenada por violação da lei local sobre produtos terapêuticos. Além dos 16 meses de prisão, terá de pagar uma multa de 2 mil francos suíços (US$ 1.880).

Nenhum comentário:

Postar um comentário