domingo, 4 de julho de 2010

Caça a ‘maconheiros virtuais’

do O São Gonçalo

A polícia vai intensificar as investigações aos sites da internet que fazem apologia ao uso de drogas. Atualmente, existem centenas de endereços na rede de computadores que “orientam” e “dão dicas” sobre os métodos adequados para o cultivo de maconha ou formas de manipulação de drogas sintéticas ou de refino.

A prisão do músico Pedro Caetano da Silva, 28, baixista da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, na quinta-feira, em Niterói, reacendeu a discussão sobre as técnicas de cultivo da maconha disponibilizadas na internet.

Com a ajuda da rede, Pedro teria aprendido cultivar a “erva” em estufa caseira. Em sua casa, no Engenho do Mato, foram apreendidos 18 pés de maconha. Na delegacia, o baixista alegou que aprendeu os métodos de plantio pela Internet e cultivava a droga para uso próprio.

De acordo com a polícia, na grande rede, diversas páginas explicam os métodos adequados para acompanhar o cultivo da planta. Nos sites de busca, quando usadas as palavras chaves “cultivo” e “maconha”, qualquer pessoa passa a ter livre acesso ao material que contém técnicas de plantio difundidas mundialmente. Os gerenciadores dos sites, porém, negam fazer apologia ao uso de droga.

Responsável pelas investigações, a delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Helen Sardenberg, afirma que a configuração ou não dos crimes de apologia às drogas na internet depende da abordagem do assunto nas páginas.

“Analisamos, sobretudo, como o assunto é abordado. Se há apenas a explicação sobre o cultivo de maneira que os autores não incitem às práticas criminosas como plantar ou qualquer outro ato ilegal, não se configura a infração”, disse a delegada.

Os agentes da DRCI realizam trabalhos de monitoração na rede a partir de rondas virtuais que, inclusive, já levaram alguns internautas à prisão. “Quando há suspeita de apologia às drogas ou material criminoso, nós solicitamos uma ordem judicial para que a empresa responsável pelas páginas nos permita fazer o rastreamento dos sites até chegarmos aos envolvidos”, afirmou Sardenberg. Apologia ao uso de drogas prevê pena de 1 a 3 anos de prisão.

Músico tinha plantação no quintal

O baixista da banda Ponto de Equilíbrio, referência no reggae nacional, Pedro Caetano da Silva, o Pedro Pedrada, de 28 anos, foi preso em flagrante, na última quinta-feira, acusado de plantar 18 pés de maconha em sua própria residência, no Engenho do Mato, em Itaipu, Niterói.

De acordo com o Serviço de Investigação da 75ª DP (Rio do Ouro), Pedro contou em depoimento que plantava para consumo próprio e que aprendeu as técnicas do cultivo da maconha na internet.

A erva apreendida foi encaminhada ao Instituto de Criminalística Carlos Ébole (ICCE), onde foi confirmado se tratar de maconha. Pedro foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado à Polinter, em Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário