segunda-feira, 22 de março de 2010

Drogas são causa da maioria das ocorrências policiais

D’A Tribuna

O número de ocorrências policiais em Criciúma, envolvendo posse e uso de drogas, preenche todos os dias o espaço na editoria de Segurança da mídia local e no relatório de operações e prisões realizadas pelas polícias Civis e Militares da cidade. O problema já considerado social pelas autoridades públicas aumenta a cada dia. A evidência é nítida ao comparar uma abordagem realizada na madrugada de sábado pela PM, no bairro Boa Vista. Durante o tempo em que policiais realizaram a abordagem em uma residência, conhecida como ponto de drogas, 15 pessoas estiveram no local à procura de entorpecentes.

De acordo com o comandante da PM de Criciúma, tenente-coronel Gilmar Mônego, das ocorrências registradas, grande parte de crimes contra o patrimônio estão ligadas a usuários de drogas. "Mesmo com o trabalho da s polícias Civil e Militar, o consumo continua a aumentar. Isso preocupa. Não conseguimos enfrentar o problema que se tornou caso de saúde pública. Prendemos um traficante hoje e amanhã já tem dois no lugar. É um ciclo vicioso", diz o comandante da PM.

Faltam programas de reabilitação

Para Mônego, a necessidade é de conscientização e políticas públicas. "Há carência em Criciúma de programas voltados para este sentido. Realizamos a repressão que auxilia mais não resolve. Cerca de 90% dos internos do presídio estão presos devido ao envolvimento com drogas", ressalta. A PM investe no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). "O Proerd vai ao encontro à linha de ação preventiva. É um trabalho de médio e longo prazo. Tem como objetivo evitar que crianças mais tarde se envolvam na droga, no tráfico".

A abordagem na casa conhecida com ponto de tráfico de drogas que flagrou 15 usuários à procura de entorpecentes aconteceu na madrugada de sábado, por volta das 2h10min. O Pelotão de Policiamento Tático (PPT) adentrou na residência depois de avistarem um homem se evadindo para dentro do local. O suspeito conseguiu fugir. Uma adolescente de 17 anos foi encontrada no lugar, e em sua bolsa, pequena quantidade de maconha e cocaína.

Maconha e cocaína - Sábado, por volta das 14h17min a Polícia Militar, em rondas pela Zona Sul do Balneário Rincão, Içara, abordou um adolescente de 15 anos em atitude suspeita. Com ele foi encontrado dois invólucros contendo maconha e R$ 93 em dinheiro. Na madrugada de ontem, dois jovens de 27 anos foram pegos em posse de pequena quantidade de cocaína. A dupla estava em um veículo, próximo a uma boate, no bairro Maria Céu.

“O problema se tornou de saúde pública. Prendemos um traficante hoje e amanhã já tem dois no lugar“

Operação resulta em sete bares fechados

Polícia Militar divulgou no final de semana o relatório da batizada "Operação Quatro-ventos", realizada na noite de sexta-feira que se estendeu até a madrugada. Uma varredura foi realizada em estabelecimentos comerciais, situados em bairros da Zona Sul e localidades consideradas áreas de risco. Na fiscalização, oito bares foram fechados por não apresentarem alvará de funcionamento; abordadas também várias pessoas, sendo que com D.C.R. de 26 anos, foi encontrada pequena quantidade de maconha. Contra o jovem foi confeccionado um Termo Circunstanciado.

A operação teve como objetivo a busca de armas e drogas. Atuaram policiais do Pelotão de Policiamento Tático (P.P.T.), e Grupamento de Policiamento com Cães (G.P.C.), de Intervenção Rápida em Ocorrências (Giro). A PM de Criciúma planeja realizar frequentes operações como a dirigida na sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário