sexta-feira, 20 de maio de 2011

Depois de acordo no Ministério Público, Marcha da Maconha está mantida

Fonte: Blog do Jamildo

Atualizado às 19h34

Terminou há pouco a reunião entre as promotoras da Infância e da Habitação e Urbanismo com os organizadores da Marcha da Maconha. Eles firmaram um acordo e o evento vai, sim, acontecer neste domingo (22), no Centro do Recife. A concentração está marcada para 14h e a passeata deve sair às 15h. A marcha sai da Rua da Moeda e segue pela Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Ponte Maurício de Nassau, Rua Marques de Olinda e volta para a Rua da Moeda. A organização do evento espera reunir cerca de 3 mil pessoas nesta quarta edição.

As representantes do Ministério Público de Pernambuco, Jacqueline Aymar, Rosa Carvalheira e Áurea Rosane Vieira, temiam a coincidência da marcha com o Virada Recife Antigo, evento cultural que acontecerá no mesmo dia, na praça do Arsenal, em frente à Torre Malakoff. A organização da passeata a favor da descriminalização da erva se comprometeu a sair uma hora antes da ação cultural, marcada para as 16h, assim como a não passar pelo local da festa.  É justamente aos domingos que o evento promovido pela Prefeitura do Recife recebe o maior número de famílias, pois acontece o Bairro da Criança, com oficinas e espetáculos infantis.

Ainda pelo acordo, os organizadores da marcha se comprometeram a comunicar à CTTU e à Secretaria de Defesa Social o percurso que será realizado, afirmaram que vão pedir autorização da Diretoria de Meio Ambiente se utilizarem equipamento sonoro e vão comunicar aos participantes que o ato é pacífico e que ninguém está autorizado a portar ou usar qualquer tipo de droga.

Além disso, a marcha terá que divulgar os malefícios do uso de entorpecentes para crianças e adolescentes.

Um dos responsáveis pela marcha no Recife, o jornalista Neco Tabosa diz não acreditar que foi um acordo, mas uma sugestão aceita em prol do bem comum. "É o papel do MP, não é? Promover a justiça social para todos, sem dois pesos ou duas medidas. Havia um outro evento, com outro público alvo, no mesmo bairro. Eles (MP) queriam saber o percurso. Foi sugerida a mudança e acatada no ato", pontuou.

Antes da reunião de hoje, a previsão era que a marcha saísse da Torre Malakoff.
Tabosa diz que a partir desta sexta-feira (20) dará início à rotina de preparação da passeata, procurando as autoridades responsáveis. Em relação à orientação dos perigos das drogas, o jornalista disse que será feito o mesmo processo das outras três edições: 3 mil panfletos com dicas de redução de danos da ONG Se Liga! serão distribuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário