quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Incineração das 42 toneladas de drogas na CSN vai durar 24 horas

do R7

As 42 toneladas de drogas recolhidas em operações policiais na região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente as apreendidas durante a ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte, chegaram as 15h10 na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda, no sul do Estado. A queima das drogas não exala nenhum cheiro no ar.

Entre as drogas estão 35 toneladas de maconha, 350 kg de cocaína além de haxixe, LSD e lança-perfume serão queimadas em dois fornos durante 24 horas. A queima começou pouco tempo depois da chegada da droga à CSN.

O carregamento foi escoltado por 28 policiais da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil, Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, e batedores da Polícia Rodoviária Federal.

No primeiro forno pelo qual a droga será queimada a temperatura varia de 700 a 800 graus. No segundo forno, um líquido utilizado para acelerar a queima será despejado sobre as drogas. Nessa segunda parte da queima, a temperatura varia entre 1.300 a 1.400 graus. Esse segundo forno a CSN usa para queimar ferro.

Uma resposta do Estado

A operação no Complexo do Alemão faz parte da reação da polícia à onda de violência que tomou conta do Rio de Janeiro na última semana, quando dezenas de carros foram incendiados em vários pontos do Rio de Janeiro e houve ataques a policiais.

A ação dos criminosos foi vista pelo governo estadual como uma resposta às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas nos dois últimos anos em comunidades antes dominadas pelo tráfico.

Para conter os ataques, a polícia, com apoio das Forças Armadas, realizou uma grande ofensiva na última quinta-feira (25) na Vila Cruzeiro, forçando a fuga de centenas de traficantes para o vizinho Complexo do Alemão, onde foram cercados nos dois dias seguintes.

Confira a galeria de fotos da operação no Complexo do Alemão

Veja a cobertura completa da guerra no Rio contra o tráfico

Um comentário: