Os impactos provocados pelo consumo de drogas entre os jovens foram o tema de audiência pública realizada pelo Ministério Público de Rondônia, na segunda-feira (19/4), na Câmara Municipal de Buritis. A audiência, convocada pela Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro, reuniu integrantes do Poder Judiciário, Prefeitos, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Polícia Militar, profissionais da área de saúde e entidades não governamentais dos municípios de Buritis e Campo Novo.
Durante a audiência, a Promotora de Justiça enfatizou a necessidade de se construir um centro de ressocialização e inclusão de jovens no contexto social e expôs sua experiência com os Conselheiros Tutelares. O Coordenador do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar (Proerd), Sargento Valentim, ressaltou a necessidade de serviço de política pública para organizar os impactos das drogas e necessidade da criação de um centro de recuperação. Também enfatizou que Rondônia está na rota de tráfico com a Bolívia, o que torna urgente a adoção de medidas para combate aos malefícios das drogas.
Já o prefeito de Buritis, Elson de Souza Montes, afirmou estar aberto para ouvir a comunidade e as autoridades presentes para minimizar os riscos e consequências das drogas. Enfatizou a necessidade de criar a Guarda Mirim e o Comissariado, fazendo alusão aos projetos modelos iniciados em Rio Crespo.
Na audiência foram apresentados também os principais problemas enfrentados pelo Conselho Tutelar de Buritis e Campo Novo para realizar um trabalho de prevenção e fiscalização de uso de drogas por crianças e adolescentes. O representante do Conselho Tutelar de Campo Novo, professor Marinho, expôs as dificuldades do município, enfatizando que é preciso valorizar a família do adolescente usuário de droga e reforçou a necessidade de auxílio da gestão pública no seu conjunto.
No final do encontro, a Promotora de Justiça Maria Rafaela de Castro concluiu ser necessário o levantamento para dados técnicos e estatísticos e repasse ao Executivo; verificar as propostas dos centros de recuperação e da criação ou existência de projetos para criar centro em Buritis, além da possibilidade da efetivação de convênios para tratar dessa problemática entre Buritis e Campo Novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário