segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Se legalizar fosse fácil...

do O Globo

O primeiro político a colocar corajosamente, anos atrás, a descriminalização do uso da maconha em debate foi o Fernando Gabeira. De uns tempos para cá, o ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso também aderiu ao tema. Agora, é o governador Sérgio Cabral quem prega a legalização "planetária" das drogas leves. Ele propõe que chefes de Estado levem a questão à ONU e a discutam em fóruns internacionais. Portanto, o assunto é mais que suprapartidário.

Trata-se de uma discussão mantida por pessoas que apostam na liberação regulada da venda e do consumo da cannabis sativa para acabar com o tráfico armado. Elas acreditam que a causa de tanta violência é a proibição, não o uso da maconha. Geralmente citam cigarros de tabaco e bebidas alcoólicas como exemplos de drogas legalizadas e sob controle.

Gostaria, sinceramente, que estivessem totalmente certas. Com a descriminalização da maconha os maconheiros viveriam em paz e jovens inofensivos teriam uma opção para se drogarem de uma forma menos perigosa, com menos mal à sua saúde. Tudo bem. Porém, acho que se fosse apenas isso seria fácil demais.

Considero mais honesto enfrentar a situação como ela é. No Brasil, estão longe as soluções para problemas criados pelo consumo de cocaína, heroína, crack. Ainda é forte o poder do tráfico armado, do crime organizado, da violência.

Assim como a resistência de usuários recreativos e dependentes químicos dispostos a não colaborar nem um pouquinho com a lei.

O Rio tem batalhado contra facções criminosas. Semana passada venceu uma delas, reconquistando o território do Complexo do Alemão. Segundo autoridades policiais, a bola da vez será a Rocinha. Lá funciona o mais importante entreposto de drogas, armas e munição da cidade.

São Conrado está entre os cartões postais mais significativos. Seus condomínios e shopping de alto luxo estão cara a cara com a Rocinha: a favela imensa e famosa.

Cada um deve ser dono de si desde que não despenque sobre o outro. Em qualquer lugar, a segurança pública é imprescindível para todos. Não me refiro à repressão pura e simples. Mas à segurança formada por gente preparada, com vocação policial, tendo como missão inibir a ação de bandidos e proteger cidadãos.

Um estímulo para crianças brincarem e estudarem; adultos se profissionalizarem e se qualificarem; idosos se socializarem e continuarem produtivos. Sem medo.

Crime e violência roubam, deprimem e aprisionam o próprio Estado; impedem o desenvolvimento do país. Entretanto, a proposta de legalização de drogas (hoje) ilícitas também é preocupante. Como controlar de imediato a cadeia produtiva?

E dá para saber quem se tornará dependente antes de se viciar? Quando acontece, dá para evitar que as consequências e o sofrimento se estendam às pessoas queridas? Família, amigos, vizinhos...

Além disso, não bastam os problemas já existentes na saúde pública brasileira?

Vivemos uma crise. A maioria dos usuários continuaria comprando o produto das mãos dos traficantes. A razão? Mais barato e acessível, melhor distribuição. Por enquanto não dá para competir com redes de tráfico armadas. Nem com pirataria e corrupção. Mercadoria legalizada, sendo mais cara e de qualidade? Somente para o bolso dos bacanas.

2 comentários:

  1. LEGALIZA BRASIL!
    a discussão tem que vir a tona em rede nacional, criar um debate com pessoas de todos partidos, influentes, estudiosos e tudo mais.. vamos jogar as cartas na mesa, ver realmente qual a melhor solução... solução que nós usuarios da cannabis já sabemos a muito tempo.. LEGALIZA!

    ResponderExcluir
  2. "E dá para saber quem se tornará dependente antes de se viciar?"

    Nos estamos falando de maconha nao de crack filhote! Mas garanto q a porcentagem de dependentes seria menor q o do alcool ja legalizado

    "A maioria dos usuários continuaria comprando o produto das mãos dos traficantes. A razão? Mais barato e acessível, melhor distribuição... Mercadoria legalizada, sendo mais cara e de qualidade? Somente para o bolso dos bacanas."

    Chega a dar nojo de mediocredade do argumento!
    Independent das formas q apareceria umas mais caras outras mais baratas
    Com a maconha sempre teremops a opção do cultivo proprio!
    Ateh o mais pobre e sem tempo pod pedir pra um amigo plantar pagando pelo serviço.

    Esse argumento nunka mais...

    ResponderExcluir