da Veja.com
Nesta terça-feira (02), os californianos vão às urnas para eleger governador, senador e deputado. E também para votar em plebiscito a Prop 19, iniciativa que pretende legalizar o uso recreativo da maconha no estado americano, onde a aplicação medicinal já é autorizada.
Não haveria, entre os 50 estados do país, um mais propício para o referendo. Os californianos são conhecidos pela informalidade praiana; ficaram marcados pelo movimento hippie e pela oposição à guerra do Vietnã. É nesse pedaço de terra libertária que fica, afinal, a comunidade artística, reunida em Hollywood.
Ali, os anônimos defensores da causa podem contar com o apoio de celebridades como o ator Danny Glover, que está entre os principais líderes a favor da liberação. Além dele, o também ator Hal Sparks e a cantora Melissa Etheridge participaram de debates públicos para defender suas posições. A cantora canadense Alanis Morissette, os atores Michael Douglas, Jack Black, Megan Fox e Woody Harrelson; o cantor John Mayer, o músico Carlos Santana e o rapper Snoop Dogg também declararam seu posicionamento, favorável à causa.
Na imprensa americana, o assunto rende sérias e necessárias discussões políticas. Mas não falta espaço para piadas sobre o tema em programas do tipo talk-show e seriados, como manda a cultura televisiva local. Na sexta-feira (29), o ator Zach Galifianakis fumou maconha – aparentemente verdadeira – no programa de Bill Maher, um conhecido defensor da nova lei. O programa Real Time With Bill Maher é um dos principais veículos de apoio à Prop 19. Ali, em agosto, Brad Pitt declarou ser favorável à legalização da droga.
E isso não é tão novo. Em abril de 2009, Brian, o cão intelectualizado do desenho Family Guy, também saiu em defesa da legalização da droga em um divertido musical animado. Em maio deste ano, com o plebiscito já anunciado, a série Two and a Half Men mostrou o personagem principal, vivido por Charlie Sheen, encomendando e fumando a substância – não sem dar ao espectador inúmeras possibilidades de gargalhar. E o que dizer de Weeds, a série que leva o nome de “erva” em inglês? No ar desde 2005, conta a história de uma dona-de-casa que vê na venda de maconha a saída para seus problemas financeiros.
A droga também está no cinema americano, mais comumente em situações engraçadas. Em 1971, Milos Forman apresentou Taking Off. Com humor refinado, o diretor mostrava os pais da década, perdidos com a forma ideal de educar os novos adolescentes, encantados com o estilo de vida dos hippies. Em uma cena hilária, o ator Vincent Schiavelli é chamado a explicar, a uma sala cheia de pais chiques e muito caretas, a técnica de fumar e os efeitos da maconha. Ninguém escapa da “onda”.
Há mais exemplos, mas nenhum supera The Dude, interpretado por Jeff Bridges em O Grande Lebowski, filme de 1998 dos irmãos Joel e Ethan Coen. O personagem maconheiro se tornou um ícone contemporâneo do cinema. Os eventos que o celebram anualmente são nada perto disto: o filme inspirou a criação de uma religião, o "dudeism", da igreja The Church of the Latter-Day Dude.
Na galeria acima, você vê uma seleção de cenas memoráveis sobre o assunto, na TV e no cinema americanos. Assista (em inglês, sem legenda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário