quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cultivo de cannabis cresce na Europa e atrai criminalidade

do Diário Digital

O cultivo de cannabis em larga escala na Europa está a crescer e a atrair grupos do crime organizado que procuram controlar o mercado da droga que cerca de 75,5 milhões de europeus já experimentaram.

Esta é uma das conclusões do relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), apresentado hoje em Lisboa.

Segundo o diretor do OEDT, Wolfgang Götz, "os grupos da criminalidade organizada despertaram para os lucros que se podem obter do cultivo em larga escala de cannabis perto do mercado de destino", o que significa um "crescente nível de violência e criminalidade nas comunidades urbanas".

A ideia do cultivo num "vaso colocado no parapeito da janela" ou de "umas quantas plantas na estufa do jardim" é muito diferente da realidade atual, frisa Wolfgang Götz, com o relatório a destacar que aumentaram as apreensões de plantas de cannabis - 19 mil em 2008.

A par disso, o consumo "parece estar a crescer em alguns países da Europa Oriental", rivalizando ou mesmo ultrapassando os níveis de consumo nos países mais ocidentais, refere o relatório.

Um comentário: