quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ataques a carros seriam represália do tráfico por perda do controle de favelas depois de UPPs

do O Globo

RIO - A polícia está investigando uma nova modalidade de crime, na qual bandidos incendeiam veículos. Segundo setores de inteligência da polícia, esse tipo de atentado está acontecendo a mando dos chefes do tráfico, com o objetivo de causar pânico na população, uma vez que estão perdendo o controle de favelas para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Na noite da quarta-feira, dois homens numa moto jogaram coquetéis molotov em dois carros estacionados na Rua Paulo VI, perto do Morro Azul, no Flamengo. Na Via Dutra, no Jardim América, um Voyage pegou fogo, mas ainda não se sabe se foi um atentado. Pela manhã, dois carros foram queimados por homens armados de fuzis e pistolas no Riachuelo e na saída do Túnel Noel Rosa, em Sampaio. Na segunda-feira, outros dois veículos foram atacados da mesma forma na Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

O ataque no Flamengo aconteceu por volta das 20h de quarta-feira. Um bandido que estava na carona da moto quebrou os vidros de um Celta e de um Fiesta estacionados, jogando os coquetéis molotov. As chamas destruíram os veículos.

Pela manhã, cinco homens num Voyage prata incendiaram um Astra na Rua Vinte e Quatro de Maio, no Riachuelo. Segundo o proprietário do carro, que preferiu não se identificar, o ataque aconteceu por volta das 7h. Os bandidos estavam armados de fuzis e pistolas e saíram da Rua Alice Figueiredo.

- Eles desceram do veículo bem armados, me renderam, levaram meu celular e atearam fogo ao carro - disse a vítima na delegacia.

Em seguida, segundo testemunhas, o bando teria assaltado outros motoristas na Vinte e Quatro de Maio, fugindo para o viaduto que liga o Túnel Noel Rosa ao Jacaré. Em cima do viaduto, os bandidos abordaram um Ford Ka, roubaram o celular do motorista e também atearam fogo ao veículo.

De acordo com informações recebidas pelo serviço reservado da PM, os homens que vêm incendiando carros são do Jacarezinho. O comandante do 1º Comando de Patrulhamento de Área (CPA), coronel Marcus Jardim Gonçalves, disse que o mesmo Voyage prata foi utilizado na ação de segunda-feira. A PM fez uma operação no Jacarezinho. Um traficante foi preso e seis quilos de maconha foram apreendidos. Na chegada dos policiais, houve intenso confronto, e traficantes atiraram granadas artesanais, mas não houve feridos. Os homens que incendiaram os veículos não foram encontrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário