sexta-feira, 25 de junho de 2010

ONU vê crescimento do mercado de drogas sintéticas

do Destak

A produção e o consumo das principais drogas tradicionais estão em queda ou controlados no mundo, mas há sinais de aumento do uso de novas substâncias sintéticas, principalmente em países em desenvolvimento, segundo relatório publicado ontem pela ONU.

Segundo o relatório, o cultivo de coca, matéria-prima para a cocaína, caiu entre 12% e 18% entre 2007 e 2009. No mesmo período, o cultivo da papoula, matéria-prima do ópio e da heroína, teria caído 23%. O relatório não traz dados específicos sobre cultivo de maconha, mas observa uma redução no consumo da droga na América do Norte e na Europa. Ainda assim, a maconha se mantém como a droga ilegal mais consumida no mundo, com até 190 milhões de usuários em 2009.

Por fim, o levantamento da ONU diz que o uso de drogas sintéticas, como o ecstasy, está em alta e deve ultrapassar em breve o número combinado de usuários de heroína e cocaína. (Leia mais na pág. 6)

peru JÁ planta maiS coca que colômbiA


O Peru já planta mais folha de coca do que a Colômbia, diz o relatório da ONU. A folha serve como matéria-prima da cocaína. Enquanto o Peru produziu 118 mil toneladas da folha, os colombianos ficaram em segundo, com 103 mil toneladas. Houve registro de aumento do cultivo também na Bolívia, onde o plantio mais do que dobrou em dois anos. Ainda assim, a Colômbia é a maior produtora de cocaína do mundo - mercado que movimenta US$ 50 bilhões anuais -, com cerca de 43% da droga. Depois estão o Peru (38%) e a Bolívia (20%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário