quinta-feira, 10 de junho de 2010

MERCOSUL ANUNCIA ESTÍMULO A GENÉRICOS E LUTA CONTRA O TABACO

da ANSA Latina

BUENOS AIRES, 9 JUN (ANSA) - Os ministros da Saúde do Mercosul acordaram hoje impulsionar "o acesso a medicamentos genéricos seguros, eficazes e de qualidade", além de ratificar os programas contra o consumo do tabaco na região.

Os ministros de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -- na declaração final de um encontro realizado em Buenos Aires -- definiram que seus países irão colaborar "no combate à falsificação de medicamentos".

Para isso, instruíram a Comissão Intergovernamental de Política de Medicamentos do Mercosul "a aprofundar as discussões sobre o tema e trabalhar junto à Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Após cinco horas de deliberações, os delegados aprovaram oito acordos que, entre outros, promovem a doação de sangue e a ratificação, por parte dos países do bloco, do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco.

No encontro também foi classificada de "alto interesse" da área da Saúde a 4ª Conferência das Partes, no Convênio Marco da OMS, que "será realizada no Uruguai em novembro", além de reiterado o pedido pela "pronta ratificação e implementação de todas as medidas" desse tratado. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário