terça-feira, 20 de abril de 2010

Alagoas gasta mais de R$ 100 mi com doenças causadas pelo tabaco

do GazetaWeb

A conta é alta e revela os perigos do tabaco para fumantes e pessoas expostas à fumaça do cigarro. Dados do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que de 2005 a 2009 foram investidos R$ 107,7 milhões em Alagoas, em procedimentos de alta complexidade, com tratamento de câncer, doenças respiratórias e circulatórias na faixa etária entre 15 a 70 anos em decorrência do tabaco.

Para discutir o assunto, a Sesau realizou nesta terça-feira (20) uma capacitação destinada aos profissionais que atuam nas áreas de promoção da Saúde e de fiscalização da Vigilância Sanitária dos municípios.

A iniciativa contou com a apresentação da coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, e da palestra do médico e gerente de Controle dos Produtos Derivados do Tabaco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Humberto Martins.

Durante a exposição das ações de controle do tabagismo, Vetrúcia Teixeira disse que a prevalência do tabagismo depende muito de estratégias e envolvimento do esforço coletivo das institucionais públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Ela destacou também a importância da parceria com a vigilância sanitária para o desenvolvimento das ações de ambiente livre do tabaco.

“Precisamos fazer com que as medidas para redução da prevalência do tabaco sejam cumpridas, porque o tabaco mata e mais de 50 doenças são provocadas pelo fumo”, alertou Vetrúcia Teixeira, ressaltando a importância da fiscalização referente ao ambiente livre do tabaco e das ações de promoção à saúde para redução do tabagismo em Alagoas.

O gerente de Controle dos Produtos Derivados do Tabaco da Anvisa, Humberto Martins, informou que antes da criação da Anvisa a prevalência do tabagismo era de 34%. “Atualmente, o número de fumantes foi reduzido para 17% , isso representa ainda 24,6 milhões de fumantes no Brasil”, alertou.

Humberto Martins também destacou a importância do empenho dos gestores da área da saúde nas três esferas de governo para redução do tabagismo e também de ações educativas de promoção da saúde com foco na qualidade de vida.

Ele também abordou a publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 104) da Anvisa, de maio de 2001, que determinou a inserção de imagens nas embalagens dos produtos sobre os malefícios causados e restringiu a publicidade aos pontos de venda. “Esta iniciativa tem contribuído para alertar e com isso reduzir o número de fumantes”.

O treinamento contou ainda com a participação do diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra; diretora da Promoção da Saúde, Eliana Padilha e técnicos das vigilâncias sanitárias municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário