Do ANSA Latina
CIDADE DO MÉXICO, 23 MAR (ANSA) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou hoje à capital mexicana para uma reunião em que discutirá "ajustes" nas ações de combate ao narcotráfico desenvolvidas conjuntamente pelas duas nações.
Depois da reunião, que está marcada para as 11h locais (14h, no horário de Brasília), a delegação dos Estados Unidos será recebida pelo presidente do México, Felipe Calderón, que visitará Washington no mês de maio.
Além de Hillary, os outros norte-americanos que confirmaram presença no encontro são o secretário da Defesa, Robert Gates e a titular da pasta de Segurança Nacional, Janet Napolitano.
O México, por sua vez, será representado pela chanceler Patricia Espinosa e o ministro do Interior, Fernando Gómez Mont.
Ontem, o embaixador mexicano em Washington, Arturo Sarukhán, disse que o objetivo da reunião é "continuar revisando a cooperação com os Estados Unidos e observar como tem avançado a Iniciativa Mérida".
Desde a criação desse plano, em 2008, o Congresso dos EUA já autorizou o envio de mais de US$ 1 bilhão para a luta antidrogas no México.
O encontro de hoje será realizado na Cidade do México e faz parte do Grupo Consultivo de Alto Nível em matéria de segurança, cuja última reunião ocorreu na capital dos Estados Unidos, em dezembro de 2008. (ANSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário