sábado, 15 de dezembro de 2012

Questão da maconha recreativa não é prioridade federal, diz Obama

Fonte: G1

Estados de Washington e Colorado liberaram uso pessoal sob condições.País vai precisar conciliar leis estaduais e federais, segundo o presidente.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as autoridades federais não deveriam se envolver na questão do uso reacreativo da maconha em dois estados no oeste do país, onde foi legalizado, dados os limitados recursos governamentais e à crescente aceitação da substância controlada por parte da população.

Obama fez seu primeiro comentário sobre a questão semanas depois de os eleitores dos Estados de Washington e Colorado terem apoiado nas urnas no mês passado a legalização da maconha, ou cannabis, medida que se contrapõe diretamente à lei federal.

"Não faz sentido, do ponto de vista de priorização nos concentrarmos em usuários de drogas recreativas em um Estado que já disse que sob a lei estadual isso é legal", disse Obama à ABC News, em trecho de uma entrevista divulgado nesta sexta-feira.

"Neste momento em Washington e Colorado, você viu os eleitores falarem sobre esta questão. E, nesses casos, o governo federal não tem muito a fazer quando se trata de processos criminais", disse Obama.

O Departamento de Justiça disse que a maconha continua a ser uma substância controlada pelo governo federal, e os Estados têm buscado orientação das autoridades na capital sobre como lidar com o conflito com as leis estaduais.

O uso medicinal da substância foi legalizado em 18 Estados dos EUA, mas ainda assim as autoridades federais continuam a reprimir alguns provedores nesses Estados.

A maconha continua a ser um narcótico ilegal sob a lei dos EUA, mas os Estados de Washington e Colorado se tornaram os primeiros do país a legalizar o uso recreativo, em consulta popular em 6 de novembro. No Estado do Oregon a proposta foi rejeitada.

Obama qualificou a situação de "um problema difícil, porque o Congresso ainda não mudou a lei". Ele disse à ABC que "vamos precisar ter uma conversa sobre como conciliar as leis federais e estaduais", e afirmou ter pedido ao Procurador-Geral dos EUA, Eric Holder, que examine a questão.

Em seu livro de memórias de 1995, "Sonhos de Meu Pai", Obama admitiu ter fumado maconha regularmente na escola. Ele disse à ABC que não iria tão longe a ponto de dizer que a maconha deveria ser completamente legalizada. Há também preocupações sobre o uso de drogas por crianças e a violência, declarou à ABC, de acordo com o website da emissora.

"Eu quero desencorajar o uso de drogas", acrescentou Obama.

As novas medidas de Washington e Colorado, que já autorizam o uso da maconha medicinal, permitem a posse de até 28 gramas da substância para uso pessoal. Eles também irão regularizar o imposto sobre vendas em lojas especiais para pessoas com 21 anos ou mais.

2 comentários:

  1. VAI BRASIL TÁ ESPERANDO OQUE? MAIS MORTES!!! MAIS CORRUPÇÃO!? FINANCIAR MAIS O NARCOTRÁFICO?

    ACORDA BRASIL!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nas entrelinhas cheguei a ler o presidente pedindo ao Congresso a legalização em nível nacional...mas no fim, ele diz que quer desencorajar o uso..ok, não queremos encorajar uso, queremos apenas paz pra quem fuma. Esta última frase achei enigmáica/desanimadora. Mas, ao menos, parece certo que governo federal vai respeitar lei estadual.

    ResponderExcluir