Fonte: Terra
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, criticou a intenção do governo uruguai de legalizar a maconha. De acordo com Calderón, seu país foi um dos que mais sofreu até hoje com o problema do narcotráfico e entende que é algo que deve ser discutido mais a fundo. "As decisões unilaterais nunca são as melhores. Porque se legaliza em um país no outro segue ilegal", disse.
Santos, que está no Rio de Janeiro para o Rio+20, lembrou que o problema já foi discutido na última Cúpula das Américas e que é preciso ver o tema pelos vários enfoques: ou endurecer ainda mais as regras contra o consume, ou liberar, ou encontrar uma via alternativa. "É uma questão de alta sensibilidade política para saber que caminho todos devemos adotar", afirmou.
Outra questão internacional polêmica foi a questão envolvendo o president paraguaio, Fernando Lugo, e o Parlamento do seu país. O parlamento quer abrir um julgamento politico contra Lugo depois que 17 pessoas morreram após um enfrentamento entre policias e camponeses na semana passada.
Juan Manuel Santos confirmou que ainda hoje no Riocentro, onde se está realizando a Rio+20, os presidentes da Unasul vão se reunir para discutir o problema em caráter de emergência. "Adianto que Colômbia está sempre ao lado do Estado democrático. Essa é uma posição fixa e que não pode ser negociada", disse Santos, prometendo para esta quinta-feira uma declaração conjunta sobre a crise política paraguaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário