domingo, 4 de dezembro de 2011

Coordenadora da campanha "Maconha Não", diz que guerra às drogas falhou

Fonte: A Crítica

"Ninguém tem o direito de defender a maconha", afirma Marisa Lobo em entrevista, durante passagem por Manaus 

Em meio a uma enxurrada de manifestações e marchas a favor da descriminalização da maconha por todo o Brasil, Marisa Lobo, 39, parece uma voz isolada. Ela é coordenadora nacional da campanha “Maconha Não”, um movimento da sociedade civil que prega manutenção do status de proibida para a maconha. Durante breve passagem por Manaus, na semana passada, ela concedeu essa entrevista ao jornal A CRÍTICA.

Como explicar que movimentos como o “Maconha Não” façam tanto barulho e praticamente silenciem quando o assunto é o álcool ou o tabaco?
É o argumento financeiro. Porque o álcool dá dinheiro, as mídias precisam. E legalização vai fazer a maconha dar dinheiro. Esse argumento de que a legalização das drogas diminuiria o tráfico não é verdadeiro. Só diz isso quem não entende de segurança pública.  O que nós temos que ter são políticas sérias que vão de encontro às necessidades do povo. O álcool é o maior problema do nosso País, mas essa onda de marchas está dando a impressão de que a maconha já está liberada e não é isso. Ninguém vê que a maconha é o álcool e o cigarro juntos. Em vez de a sociedade lutar para proibir as outras drogas, ela luta para colocar mais uma no mercado.

Recentemente, a senhora se manifestou contrária à liberação dada pelo STF para as marchas a favor da descriminalização da maconha, argumentando que os ministros feriram a moral e os bons costumes do Brasil. Afinal, quem define isso?
Estamos vivendo em uma sociedade muito relativista em que o meu prazer está acima de tudo e que tudo depende do meu ponto de vista e não é bem assim.  Minha liberdade vai até onde começa a do outro, eu tenho direito e tenho deveres e o meu direito vai até onde eu não prejudicar o do outro. A maconha é um péssimo costume, porque além de ela prejudicar você, ela prejudica a sociedade. As pessoas precisam de condutas e fumar maconha é uma conduta má.

A senhora não teme ser vista como uma reacionária?
De forma nenhuma. Sou uma pessoa sensata, sou liberal, mas não libertina, que dialoga, que ouve, mas uma pessoa que sabe o que é certo e o que é errado. E não é bom para a saúde fumar maconha. Uma pessoa que fumou maconha tem sete vezes mais chances de bater um carro.

Fazem parte do movimento “Maconha Não” uma série de entidades religiosas. A senhora não acha que tanta religião pode contaminar uma discussão que deveria ser eminentemente técnica?
Não. A nossa sociedade é contra a maconha. Temos a CNBB, comunidades de pastores, 98% da população acreditam em Deus, oras. Eu sei que a maconha faz mal biologicamente, psicologicamente e espiritualmente para os seus usuários. Eu não estou induzindo a nada, estou apenas dizendo uma verdade em que eu acredito. Não é fundamentalismo religioso.

Então a senhora tem direito de dizer o que pensa, mas quem fuma maconha não?
Não. Não tem. Óbvio que não. Faz algum sentido você defender uma droga que é ilegal, que faz mal à sua saúde e que prejudica a segurança pública? Eu não posso fazer isso e acho que ninguém tem o direito de defender a maconha. Nem o STF.

Dentro de um contexto de uma sociedade plural, isso não seria uma luta desigual?
Existe uma lei e o STF passou por cima dessa lei. É uma lei que diz que maconha é ilegal. Não acho, na minha visão, que eles teriam esse direito. Mas foi dado o direito à livre expressão. Acho que foi uma coisa abusiva e desrespeitosa. O que eles aprovaram foi fazer apologia à droga. Liberdade de expressão nunca me afetou. Minha intenção é discutir para que a pessoa decida o que é bom para ela. E o que é bom para ela não é usar algo que vai fazer mal.

Países como Suíça e Holanda já têm uma política mais tolerante em relação a drogas leves, mas a senhora fala que o Brasil não está preparado. O que falta e o que é estar preparado?
Estar preparado é ter educação, cultura, conhecimento, ter um trabalho de prevenção e enfrentamento sérios.

Mas como medir isso?
Essa é uma discussão muito nova no Brasil. É tudo muito novo no Brasil. Embora se use drogas há muito tempo, no Brasil começou a se falar em epidemias de drogas há muito pouco tempo. Estamos num plano e enfrentamento há muito pouco tempo.

A senhora já fumou maconha?
Não. Meu marido fumava, mas para me namorar ele teve que largar.  Mas afinal, o que é estar preparado? É ter consciência de como isso vai impactar na sociedade. Fator droga, família, fator individual. Temos que conhecer a droga e termos um conhecimento geral sobre ela para decidirmos se vamos usá-la ou não.  Já está mais do que provado que a guerra às drogas falhou.

Por que a senhora acha que não deu certo?
Porque faltam políticas de prevenção e repressão, porque temos policiais corruptos, as pessoas se aliam ao tráfico e às más polícias. Mas acho que está funcionando, sim, por exemplo, no Rio de Janeiro.

15 comentários:

  1. " As pessoas precisam de condutas e fumar maconha é uma conduta má."

    Em resumo,As pessoas precisão de repressão e quem fumam maconha é um rebelde e é um bandido.

    "E não é bom para a saúde fumar maconha. Uma pessoa que fumou maconha tem sete vezes mais chances de bater um carro."

    Argumento sem nexo não é bom para a saúde fumar maconha, ela muda de assunto falando da taxa de acidentes de transito sob efeito de maconha, e ai Marisa Lobo o que me responde diretamente das mesmas taxas mas com drogas licitas como álcool?

    ResponderExcluir
  2. "Procure se informar, uma erva natural não pode te prejudicar".

    ResponderExcluir
  3. "Eu não posso fazer isso e acho que ninguém tem o direito de defender a maconha" Então você pode dizer o que pensa e os usuários da planta não?
    Só vi voce falar os aspectos negativos, que por sinal foram poucos. E se eu disser que a planta pode ser usada em medicina e até curar o câncer ? ou que a maconha te dá criatividade, te faz pensar, e te dá uma perspectiva melhor da vida.
    Eu entendo o porque você diz que usuários não tem direito de se defender .. é pelo medo de debater o certo. Reflita, sua HIPÓCRITA!

    Follow me: @420_legalizeja

    ResponderExcluir
  4. Todos nós temos a maconha dentro de nossas cabeças,caso esta porta de burra não saiba.oque é sistema endocannabinol. ta precizando é estudar em vez de querer se promover as custas da nossa planta usada a mais de 5000 anos sem sequer uma morte.acorda brasil.

    ResponderExcluir
  5. Só tenho uma palavra, essa mulher é: MA-LU-CA

    ResponderExcluir
  6. Essa entrevista só tem perola! E olha que ela é a coordenadora nacional!

    ResponderExcluir
  7. Esse movimento só tem ela e o marido....
    ( E olha que o marido deve ir a contra-gosto, hauhauahauah pressionado pela mulher. )
    (O maridão ja foi doidão, deve detonar um com os amigos escondido rsrsrsrs...
    Essa luta essa mulher ja perdeu... nem me preocupo!
    "Nossa vitória não será por acidente!!"

    ResponderExcluir
  8. Huahuahua...

    O marido desta mulher deve ser um mané mesmo, largar a santa ganja por uma reacionária desta? Pela foto até que dá para perder meia hora com ela mas largar a ganja! Huahuahua...Tem muita gatinha por ai que curte um BOB meu!

    Venha para o lado VERDE da força!

    ResponderExcluir
  9. Esta senhora Marisa Lobo,se não tem envolvimento nenhum com o narco trafego, deve ser a rainha das tolinhas, quem ganha mais com estas proibições? Sera que dona Marisa não sabe que os impostos que o governo não arrecada, de quem comercializa,SERVE Somente para quem tem culpa no cartório e é envolvido com a venda da droga.Será que dona Marisa nunca leu nada a respeito de Al Capone? Acorda Marisa Lobo antes que vire Marisa Bobo...

    ResponderExcluir
  10. PUTA
    "...mas não libertina, que dialoga, que ouve, mas uma pessoa que sabe o que é certo e o que é errado." Então, quem fuma maconha é libertino? Visão preconceituosa, imbecil, sem cabimento.
    Com que autoridade a senhora pode alegar que sabe o que é certo ou errado? Quem legou sabedoria e poder a senhora pra afirmar isso?
    Vai tomar no cu.
    Não pago com seu dinheiro.





    Se não se deve discutir como se saberá se o país é preparado?

    "...mas quem sou eu pra falar de quem cheira ou quem fuma? NEM DÁ, NUNCA TE DEI PORRA NENHUMA."

    ResponderExcluir
  11. Impressionante! Um poço de contradição e desinformação. Quem é essa mulher?

    ResponderExcluir
  12. "meu marido fumava mas teve que parar"
    ele fuma escondido com teu filho sua chata ahuhauhuahau

    ResponderExcluir
  13. "Ninguém vê que a maconha é o álcool e o cigarro juntos"
    Sem comentários néh(precisa?)

    "Minha liberdade vai até onde começa a do outro, eu tenho direito e tenho deveres e o meu direito vai até onde eu não prejudicar o do outro. A maconha é um péssimo costume, porque além de ela prejudicar você, ela prejudica a sociedade"
    ..."Então a senhora tem direito de dizer o que pensa, mas quem fuma maconha não?
    Não. Não tem. Óbvio que não."
    Me diz aí pq a maconha é um péssimo costume, se quem usa, ou é para relaxar, e ou para descontrair.Nunca ouvi dizer q alquém fume pra assaltar um banco ou para cair na porrada; E pq ela tem direito de ser contra e ninguém tem direito de ser a favor, sendo que vivemos numa sociedade igualitária e com liberdade de expressão.
    "A senhora já fumou maconha?
    Não. Meu marido fumava, mas para me namorar ele teve que largar. Mas afinal, o que é estar preparado? É ter consciência de como isso vai impactar na sociedade."
    No meio da resposta de uma pergunta ela responde oq ela não soube responder a duas perguntas atrás, oq será isso. Senhora Mariza Lobo me desculpe, mas a senhora foi muito contraditória e ignorante nessa entrevista. Ensaie em casa com seu Esposo, quem sabe da próxima...

    ResponderExcluir
  14. "Pago tudo que consumo com o suor do meu emprego"!
    Não dou dinheiro a traficante, não fumo pau podre! O meu eu mesmo planto! Que mal há nisso? A quem eu prejudico? Fumar não é a única maneira de adquirir os benefícios da planta, procure se informar. Ela pode ser vaporizada e inalada sem mal algum para os pulmões, ou mesmo ingerida como alimento. Todos os males atribuídos à cannabis são devidos à essa política racista, traficante não pede carteira de identidade. Sou maior de idade, sou funcionário público, residência própria e casado. Tudo conquistado com trabalho, como você pode dizer que a maconha me prejudica?

    "O planeta tem cerca de 210 milhões de usuários de drogas ilícitas, dos quais 165 milhões usam maconha - 80% do total. Se a maconha fosse regulamentada, sobrariam apenas 45 milhões de usuários de drogas pesadas, como heroína e crack. E só 10 milhões podem ser considerados usuários problemáticos." - Denis Russo Burgierman. Procure ler: O Fim da Guerra.

    Sou pai de família e muito responsável, não sou libertino. Sou maconheiro, com muito orgulho e muito amor!

    ResponderExcluir
  15. E ainda diz que não é reacionaria.... "O meu direito vai ate onde começa o do outro...." Tá, então por que esse projeto de fascista diz, logo após, que não temos o direito de defender a legalização? Pra mim, a droga mais prejudicial de todo o universo chama-se: RELIGIÃO! É nela que se criam esses fascistinhas de merda, e cuidado, é uma droga pesada, causa profunda dependência e altas alucinações do tipo "bad trip"...

    ResponderExcluir