quarta-feira, 4 de maio de 2011

Plantação de maconha é encontrada em volta da mansão de Bin Laden

Fonte: O Dia

Abbottabad (Paquistão) - Plantas de maconha de alta resistência foram encontradas a poucos metros da casa de luxo de Osama bin Laden, nos arredores do muro que protegia a mansão. Centenas de pés da planta verde floresceram durante os anos na divisão do complexo de segurança do líder da Al-Qaeda, em Abbottabad, no Paquistão. A descoberta foi feita por um repórter da rede CNN e já levanta boatos de que Bin Laden faria uso da substância, conta o site jornal Daily Mail.

A planta foi encontrada em meio a outros vegetais, como alface, repolho e outros. Segundo o portal, Bin Laden sofria de problemas renais, que podem ter sido tratados com as propriedades medicinais da erva. O calor dessa região oferece condições ideais para a cultivação da planta.

Um vizinho do terrorista conta que dois rapazes que viviam na mansão faziam viagens regularmente para obter alimentos. A cesta básica incluía grandes quantidades de Pepsi e Coca-cola - marcas americanas que se tornaram a cara do mercantilismo ocidental que Bin Laden desprezava. O vizinho, porém, disse que não fazia ideia de quem morava no interior do edifício de três andares.

Dia histórico para o mundo

Face global do terrorismo desde que sua organização levou a cabo os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, o saudita Osama bin Laden, 54 anos, costumava usar frases de efeito para impressionar seguidores, chegando a dizer que gostaria de “morrer pela bala”. Mas os últimos momentos dele, domingo, no Paquistão, tiveram momentos nada heroicos. O líder da Al-Qaeda usou uma mulher — possivelmente uma de suas 5 esposas — como escudo humano enquanto trocava tiros com militares de elite americanos que o eliminaram em apenas 5 minutos de batalha.

Inimigo público número 1 dos EUA e chefe de uma organização que fez ataques importantes contra alvos ocidentais também na Europa e na África, Bin Laden foi localizado em Abbottabad, cidade a duas horas da capital paquistanesa, Islamabad. Ele foi encontrado através de pistas obtidas em interrogatórios de presos na polêmica Base Militar americana de Guantánamo, em Cuba.

Bin Laden estava há alguns anos na casa de três andares com certo conforto e muita segurança — bem diferente das cavernas onde se acreditava que ele estava no início da caçada humana por sua cabeça. Para os padrões do Paquistão, o imóvel é uma mansão.

Os interrogatórios em Guantánamo levaram os americanos a identificar mensageiro de confiança de Bin Laden — o mesmo que acabou morto domingo. A CIA passou pelo menos dois anos seguindo seus passos. Graças a isso, em agosto descobriu o imóvel que serviu de refúgio ao terrorista.

Um comentário:

  1. esse cara sempre foi dos nossos.. respeito
    vai deixar saudades

    ResponderExcluir