quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Itália apreende uma tonelada de cocaína que saiu do Brasil

da Veja

Foi a maior apreensão dos últimos 15 anos no país. Droga valia 250 mi de euros

A polícia italiana apreendeu nesta segunda-feira um contêiner com uma tonelada de cocaína pura em um navio que saiu do Brasil. A droga foi achada no porto de Gioia Tauro, na região da Calábria. O carregamento foi avaliado em cerca de de 250 milhões de euros (588 milhões de reais). "Trata-se da maior apreensão feita nos últimos 15 anos na Itália", informou o comunicado divulgado pelas autoridades locais.

Devido à grande quantidade, acredita-se que a droga não seria vendida apenas na Itália, mas também no centro e no norte da Europa. A cocaína estava dividida em mil pacotes de um quilo, escondidos dentro de equipamentos agrícolas, transportados pelo navio mercante que vinha do Brasil.

Os agentes do Núcleo de Investigação de Roma realizaram a busca durante a madrugada e utilizaram aparelhos de scanner para encontrar o carregamento. O Gioia Tauro é o maior porto comercial do Mediterrâneo e está localizado na região sul do país, onde atua a máfia calabresa da N'drangheta. O grupo, considerado um dos mais perigosos da Itália, tem vínculos com o narcotráfico.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário