quarta-feira, 20 de outubro de 2010

México apreende 105 toneladas de maconha em Tijuana

da Globo.com

Maconha embalada com selo de Homer Simpson no México - AP TIJUANA, México - Forças de segurança apreenderam na segunda-feira 105 toneladas de maconha na cidade mexicana de Tijuana. Avaliada em US$ 340 milhões, a droga seria enviada para os Estados Unidos. Segundo o Exército, a apreensão de maconha foi a maior já feita na história do México. A droga estava embalada com selos - entre eles imagens do personagem Homer Simpson - usados para diferenciar uma série de distribuidores nos EUA.

Soldados e policiais confiscaram a droga durante operações antes do amanhecer em vários bairros de Tijuana. Eles invadiram diversas casas e, depois de um tiroteio, prenderam 11 pessoas, informou o general do Exército Alfonso Duarte Mujica em entrevista coletiva.

- A apreensão destas drogas é sem precedentes no país - afirmou o general.

Parte do carregamento apreendido em Tijuana - AFP A maconha foi encontrada envolvida em 10 mil pacotes. Eles foram apresentados a jornalistas por soldados mascarados.

A operação em Tijuana aconteceu pouco mais de uma semana depois do presidente Felipe Calderón ter visitado a cidade fronteiriça. O presidente elogiou a administração local em sua guerra contra as drogas.

O México é um dos maiores produtores de maconha do mundo. O país exporta cerca de 7 mil toneladas da droga por ano. Junto com a comercialização da heroína, a exportação de maconha rende US$ 10 bilhões anuais para os cartéis mexicanos.

Um comentário: