Do Portal MS
O combate ao crime é tema de um congresso da ONU que está sendo realizado em Salvador.
Como enfrentar, nos próximos anos, o tráfico de drogas e de pessoas? Como definir uma estratégia internacional para combater o crime organizado? Achar a resposta para estas e outras perguntas é a missão de representantes de 140 países que estão reunidos em Salvador em um congresso realizado pelas Nações Unidas.
O secretário-executivo do congresso disse que os governos precisam se unir para lutar, principalmente, contra a lavagem de dinheiro. Pediu atenção especial para um tipo de crime que entra pela primeira vez na pauta do congresso: o tráfico internacional de plantas e animais.
Uma das discussões que mais interessam ao Brasil é o aumento na cooperação internacional para combater o tráfico de drogas, principalmente entre países da América do Sul, que concentram boa parte da produção mundial de entorpecentes. O Brasil quer mais integração com os vizinhos para fortalecer a guerra contra o tráfico da origem até o consumidor.
“Se há um país produtor de droga, se há um país de trânsito, se há um país de consumo, se os três não entrarem em um processo de cooperação muito amplo e rápido, a droga vai acabar vencendo”, afirma o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto.
O congresso também discute medidas para melhorar a aplicação da Justiça criminal em todo o mundo. Tudo que for decidido aqui será levado para a comissão da ONU sobre prevenção ao crime, que se reúne no mês que vem em Viena, na Áustria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário