domingo, 4 de abril de 2010

Mais Inteligentes são os que fumam menos

Do DN

Um estudo israelita conseguiu estabelecer uma ligação entre o fumo de tabaco e a inteligência, bem desfavorável para os fumadores.

Segundo Mark Weiser, do departamento de psiquiatria da Universidade de Telavive, homens jovens que fumam têm um QI médio inferior ao de homens que não fumam. A equipa do professor Weiser recorreu a uma larga amostra de jovens recrutas do exército, naquele que é também o maior estudo do género.

A conclusão a que chegou este estudo é que o quociente de inteligência (QI) médio dos não fumadores era de 101, enquanto os fumavam um maço de cigarros diário tinham um QI de apenas 94. Nos testes convencionais, a inteligência média de uma população saudável oscila entre 90 e 110.

A equipa de Weiser eliminou da amostra as diferenças educativas e socioeconómicas, pois existirá relação entre a origem social das pessoas e o hábito do tabaco. Entre os 20 mil jovens que participaram neste estudo, verificou-se que mais de dois terços não fumavam.

Os investigadores israelitas afirmam que as pessoas com menor QI têm inclinação para dependências como a do tabaco, mas também para sofrer de obesidade ou má nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário