domingo, 4 de abril de 2010

Cientistas propõem imposto sobre doces e refrigerantes

Do Jornal de Notícias

Cientistas do prestigiado Instituto Karolinska (Suécia), propuseram a criação de um "imposto do açúcar", a fim de reduzir o consumo de doces que, naquele país, atinge os índices mais elevados do Mundo.

"Já é hora de a Suécia debater um imposto do açúcar e usar o dinheiro arrecadado para reduzir os preços de frutas e verduras", dizem os pesquisadores, num artigo publicado no jornal sueco "Dagens Nyheter".

O texto afirma que os suecos são os maiores consumidores globais de rebuçados, doces e chocolates. A média de consumo anual é de 17 quilogramas por pessoa. No que respeita a refrigerantes e outras bebidas à base de açúcar, os suecos bebem, em média, 90 litros por ano.

Lennart Levi, um dos autores do artigo e também deputado do Parlamento sueco, afirmou, em declarações à BBC Brasil, que levará a proposta de criação do imposto do açúcar ao Governo. O objectivo principal é alertar para as consequências graves do elevado consumo de açúcar.

Na opinião do investigador, não se trata de proibir, mas sim de aplicar medidas que provoquem uma diminuição do consumo de açúcar, à semelhança do que se faz com o tabaco. Na Suécia, a introdução de altas taxas sobre o tabaco contribuiu para baixar drasticamente o número de fumadores.

No artigo os autores indicam que Noruega, Dinamarca e Islândia já introduziram formas de taxar refrigerantes e outros alimentos de alto teor de açúcar e que a Finlândia planeia fazer o mesmo ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário