Praia - Cabo Verde é hoje um "importante país de trânsito" para o narcotráfico com destino à Europa", considera o Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, divulgado esta semana em Washington pelo Departamento de Estado norte-americano.
O documento precisa que os estupefacientes estão a entrar em Cabo Verde através de aviões comerciais e navios, "incluindo iates".
"As muitas praias do país, as extensas águas territoriais e uma zona económica inadequadamente monitorizada permitem que as drogas passem sem serem detectadas", refere o relatório, precisando que a cocaína proveniente do Brasil é o principal produto traficado, mas que também há cannabis cultivado localmente em circulação.
Cabo Verde deve receber dos Estados Unidos, no próximo ano, mais de 397 mil dólares para promover acções contra o tráfico internacional de drogas e o crime organizado.
Esta verba está inscrita no orçamento da ajuda externa norte-americano para 2011, que está a ser defendido pela secretária de Estado, Hillary Clinton, no Congresso.
Para o próximo ano, o Departamento de Estado norte-americano prevê aumentar o financiamento geral do programa de Controlo Internacional do Narcotráfico e Aplicação da Lei de 445 milhões para 2,14 biliões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário