Do TVI 24
A situação de toxicodependência tem vindo a melhorar nos últimos anos em Portugal, onde o número de pessoas em tratamento é o «maior de sempre», cerca de 35 mil, revelou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Manuel Pizarro, de partida para a 53ª reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas, lembrou que é preciso «combater a toxicodependência mas não os toxicodependentes, que são doentes que precisam de ser ajudados, tratados e apoiados».
A forma legal escolhida para combater o vício foi descriminalizar o uso de estupefacientes, sendo Portugal, «o único país onde o consumo de drogas, por lei, está descriminalizado», sublinhou o secretário de Estado Adjunto, referindo-se ao diploma em vigor desde 2001.
Consumo de droga em queda
A descriminalização é uma das razões dos resultados divulgados nos últimos estudos que falam na «diminuição do consumo de drogas ilícitas nos jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, diminuição da propagação do vírus HIV entre os toxicodependentes, diminuição da incidência de hepatites entre os toxicodependentes que estão em tratamento», lembrou o governante.
No entanto, o Manuel Pizarro diz que o trabalho não está acabado e o que combate ao uso de drogas vai continuar, uma vez que ainda «há jovens a começar a consumir e pessoas que continuam a consumir», lembrou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário