terça-feira, 26 de outubro de 2010

Paraguai sedia evento sobre produção de maconha

do SopaBrasiguaia

Maior produtor de maconha da América do Sul, o Paraguai sedia, a partir de hoje (26), o I Seminário Internacional Sobre Produção, Consumo e Tráfico de Maconha. Engana-se, porém, quem pensa que trata-se de um evento para que traficantes façam intercâmbio de experiências.Imagem: Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD)De acordo com a agência pública IP Paraguay, o seminário, que vai até quinta-feira (28), na Academia Nacional de Polícia General José E. Díaz, região de Asunción, reúne autoridades policiais dos quatro membros do Mercosul e de países como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

A programação oficial do evento inclui debates sobre a problemática social criada pelas redes de narcotráfico nos meios urbano ou rural, a origem da maconha cultivada no país e o processo de plantio da erva que, rapidamente, expande-se por zonas rurais de cidades fronteiriças com Brasil e Argentina.

Serão debatidas, ainda, a formação de rotas transnacionais de narcotráfico na América do Sul, o peso econômico do tráfico em áreas pobres como a fronteira seca Paraguai / Brasil e estratégias que têm dado certo para diminuir a influência dos traficantes e reforçar a presença estatal nos lugares mais afastados.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário