quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tabaco pode aumentar risco de cancro por interferir com genes

do Pop

A exposição ao fumo do cigarro pode prejudicar o sistema imunológico e aumentar o risco de cancro, morte celular e problemas metabólicos por danificar a expressão genética, indica um novo estudo publicado online na BMC Medical Genomics, noticia o site HealthDay.

O estudo, conduzido por investigadores da Southwest Foundation for Biomedical Research (SFBR), descobriu esta associação através da identificação de ligações entre os padrões de expressão de 323 genes (todos localizados nos glóbulos brancos) num grupo de 1240 pessoas, incluindo 297 fumadores actuais.

"Os nossos resultados indicam que o fumo do tabaco não influencia apenas os genes individuais, mas sim todas as redes de interacção genética ", explicou o principal autor do estudo Jac Charlesworth. "A medida na qual a exposição ao fumo do cigarro parece influenciar os níveis de expressão dos nossos genes é grave”, acrescentou.

"É provável que o efeito observado do fumo na biossíntese do RNA tenha maiores implicações para o aumento do risco de doenças humanas, em especial de uma variedade de tipos de cancro em todo o corpo”, salientou o especialista.

Os cientistas observaram que a investigação, co-financiada pelo US National Institutes of Health, é o maior estudo até à data que analisou o efeito do fumo sobre a expressão genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário