do IOL Diário
Um medicamento à base de cannabis começou esta segunda-feira a ser vendido no Reino Unido. O fármaco, desenvolvido pela farmacêutica GW, chama-se Sativex, e será usado em tratamento de doentes com esclerose múltipla, avança a agência «Reuters».
Depois de 11 anos de testes laboratoriais, o medicamento chega agora às farmácias, onde será vendido apenas com receita médica e a um preço de cerca de 13 euros.
É comercializado como analgésico em substituição dos cigarros de cannabis, cuja venda estava já autorizada no Reino Unido para os casos mais graves da doença.
Nos EUA o Sativex está a ser testado para atenuar a dor em doentes com cancro em estado terminal e os médicos americanos estimam que possa vir a ser aprovado em breve.
Acho errado sintetizar os canabinoides quando podemos usufruir deles de maneira natural. Mas como o dinheiro e as oportunidades de ganhá-lo mandam no mundo, além dos interesses econômicos, somos obrigados a aceitar esta aberração.
ResponderExcluirJá existe um medicamento composto por canabinóides vendido há muito tempo nos EUA. Se chama Marinol. A informação da manchete portanto está incorreta.
ResponderExcluir