domingo, 23 de maio de 2010

Condutores sem álcool premiados com 20 euros

do DN Portugal

Cerca de 40 condutores que submetidos ao teste do balão acusaram 0,0 g/l de alcoolemia foram ontem, entre a 01.00 e as 05.00, presenteados com brindes e um vale de 20 euros de combustível. Este foi o início da campanha de prevenção rodoviária "Na estrada a música é outra" realizada pelo Governo Civil durante uma operação de fiscalização da PSP em duas ruas da cidade de Lisboa.

"Aproveitámos esta época de festivais de música para sensibilizar para uma atitude responsável [dos condutores], pois o número de mortes e sinistralidade é preocupante, e continua a haver jovens que têm acidentes e ficam marcados para a vida toda", explicou ao DN António Galamba, governador civil, enquanto não aparecia nenhum condutor sem álcool.

O DN acompanhou a operação que foi realizada na Rua da Esco- la Politécnica e na Rua de Cas- cais com 12 veículos da PSP e 22 agentes. Mais à frente, uma montra onde era visível o nome da campanha: "Na estrada a música é outra."

Os merecedores do prémio foram presenteados pelo governador civil com alcoolímetros e camisolas, e pelo representante da BP, com um voucher de 20 euros em combustível.

A campanha não foi do agrado de todos. Um condutor de 24 anos que apresentava 0,93 g/l de alcoolemia não acha a campanha correcta. "Isto não é prevenção, é sensibilização. Esta campanha devia ser feita nos bares para evitar que peguem no carro", disse ao DN, sem querer revelar o nome, enquanto aguardava pela documentação. Outro condutor confessou que estava arrependido de ter bebido. "Podia ter recebido 20 euros em gasolina", disse.

Os condutores que apresentavam 0,0 g/l ficaram todos muito satisfeitos, defendendo que este tipo de iniciativas deveria ocorrer mais vezes. Contudo, Márcia Sousa, enfermeira de 34 anos, lamentou os incentivos ao consumo de álcool serem maiores. "Deviam continuar este tipo de campanhas, mas não tenho certezas de que possam modificar os comportamentos. A sociedade está pior cada vez pior", referiu.

No fim, tinham sido testados 125 condutores, dos quais 40 receberam o voucher e cinco foram detidos por excesso de álcool. Durante esta operação stop foram entregues pelo Governo Civil e BP cerca de 200 alcoolímetros, 120 T--shirts e 40 vouchers de combustível BP no valor de 20 euros, somente aos condutores que apresentavam 0,0 g/l de alcoolemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário