segunda-feira, 12 de abril de 2010

Apreensões de crack em Maceió aumentaram em quase 70% em Maceió

Do Alagoas em Tempo Real

O número de usuários de drogas e prisões relacionadas ao tráfico vem crescendo em Maceió ao longo dos anos. Segundo dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC), no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, houve um aumento de cerca de 70% na quantidade de apreensões de crack em Maceió e na Região Metropolitana.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2009, a Polícia Militar apreendeu na Grande Maceió, 10,700 kgs. No primeiro trimestre de 2010, foram 16,800 kgs da droga encontrados pelos policiai. Se a quantidade de crack apreendido aumentou, a de maconha diminiu em relação ao ano passado. Segundo a PM, isso prova o “poder” que o crack vem ganhando em todo o estado.

“Estamos trabalhando para coibir a questão do tráfico em Maceió. O número de apreensões vem aumentando e isso prova que, ao menos, boa parte dessa droga está sendo tirada de circulação, o que diminui as prisões por tráfico e o consumo. O crack vem tomando o lugar da maconha”, colocou o Tenente-Coronel Mário da Hora, comandante do CPC.

A maioria das apreensões de crack aconteceu na periferia da cidade, nas parte e baixa de Maceió. Algumas ações tiveram como base o serviço de inteligência da Polícia e outras por meio de abordagens e operações de rotina. Além do aumento nas apreensões de crack, houve também mais cocaína apreendida na Grande Maceió. Em 2009, foram quatro gramas da droga e nos três primeiros meses deste ano, a PM apreendeu 589 gramas da droga.

Veículos e notificações

O número de veículos e carteiras de habilitação (CNH) apreendido também apresentou crescimento. Em janeiro, fevereiro e março de 2009, foram 98 carros com situação irregular e 156 carteiras em poder da Polícia. No primeiro trimestre de 2010, foram 634 veículos apreendidos e o número de CNHs subiu para 326. A quantidade de notificações de irregularidades constatadas durante ações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BpTran), esse ano foram 3.722 contra 1.516 no ano passado.

“Ao contrário das apreensões de droga, que ocorreram, em sua maioria na periferia, as blitze acontecerem em toda a Maceió e a Região Metropolitana. Tivemos um salto muito grande nos números do BpTran, o que prova a eficácia do trabalho da Polícia”, afirmou o comandante do CPC.

por Teresa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário