quarta-feira, 20 de março de 2013

Nova York é considerada 'capital mundial da prisão por porte de maconha'

Fonte: Yahoo

A cidade de Nova York é a "capital mundial da prisão por porte de maconha" e sua polícia gastou um milhão de horas durante os últimos 11 anos em 440.000 detenções por posse dessa droga, principalmente entre jovens latinos e negros, apontou um estudo divulgado nesta terça-feira.

O relatório foi preparado a pedido do conselho deliberativo da cidade e da legislatura do Estado de Nova York, informou em um comunicado a Aliança para a Política de Drogas (DPA, na sigla em inglês), uma ONG americana.

"O novo estudo divulgado hoje mostra o incrível número de horas que o Departamento de Polícia de Nova York gastou prendendo e processando centenas de milhares de pessoas em detenções por delitos menores por posse de maconha durante o mandato de (prefeito Michael) Bloomberg", aponta.

"A cidade de Nova York tem o duvidoso título de 'capital mundial da prisão por maconha'", acrescentou a DPA.

Apesar de um alto percentual de jovens brancos consumir maconha, mais de 85% das pessoas detidas e encarceradas por posse da droga são de negros e latinos, informa o documento.

Para chegar a esse número de um milhão de horas em 11 anos, o autor do estudo, o professor de Sociologia do Queens College e reconhecido especialista no assunto, Harry Levine, calculou que uma detenção por porte de maconha leva, no mínimo, entre duas e três horas para um oficial da polícia.

A Aliança para a Política de Drogas divulgou o estudo como um exemplo da necessidade de despenalizar a posse de maconha para uso pessoal em Nova York.

"Não podemos permitir que dezenas de milhares de jovens continuem sendo presos todos os anos por posse de pequenas quantidades de maconha", disse Alfredo Carrasquillo, um ativista de direitos civis da associação VOCAL-NY.

Após três mandatos consecutivos desde 2002, Bloomberg deixará a prefeitura de Nova York no final de dezembro deste ano e já indicou que pretende despenalizar a posse "em público" de maconha para uso pessoal.

Segundo o projeto legislativo impulsionado na assembleia do estado, a posse em público de até 25 gramas de maconha será punida com uma multa de até 100 dólares em vez de ser considerada um crime menor, como tem sido até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário