terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aprovação de Mujica cai após plano para descriminalização da maconha

Fonte: Terra

A aprovação do presidente do Uruguai, José Mujica, foi de 39% em julho, nível mais baixo desde que assumiu o cargo, entre outras razões por seu plano para descriminalizar a maconha, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

A última medição sobre a popularidade do presidente foi em abril, quando o governante atingiu a marca de 47% de aprovação. A porcentagem dos que desaprovam a gestão de Mujica ficou em 33% em julho, cinco pontos a mais do que em abril.

Entre os fatores que a empresa de consultoria assinala como determinantes para a queda da aprovação está a iniciativa de Mujica de descriminalizar a produção e comercialização da maconha, atualmente em debate no Parlamento.

Outros aspectos que influenciaram a perda de popularidade foi a substituição do ministro de Turismo e Esporte, Héctor Lescano, que era o mais popular de seu gabinete, a suspensão do Paraguai do Mercosul e o simultâneo ingresso da Venezuela ao bloco regional, que gerou um enfrentamento público entre o presidente e o vice-presidente, Danilo Astori.

Além disso, a quebra da companhia aérea uruguaia Pluna, que não contou com nenhuma ajuda do Estado, pesou na hora de avaliar o desempenho do presidente.

A enquete entrevistou 713 pessoas em cidades com mais de 10 mil habitantes e tem como margem de erro 3% a mais ou a menos.

José Mujica, de 77 anos, é um ex-guerrilheiro e o segundo presidente da história do Uruguai do partido esquerdista Frente Ampla. O primeiro foi o socialista Tabaré Vázquez, que lhe entregou o poder em 1ª de março de 2010. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário