quarta-feira, 27 de junho de 2012

Austrália e N. Zelândia são maiores consumidores de maconha do mundo

Fonte: Terra

Os australianos e os neozelandeses são os maiores consumidores de maconha per capita no mundo, segundo um relatório do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito (UNODC, na sigla em inglês) divulgado nesta quarta-feira pela imprensa local.

Essa pesquisa, que se baseia em dados de 2010, revelou que entre 9,1% e 14,6% da população da Oceania consome maconha, enquanto a média em todo o mundo fica entre 2,6% e 5%.

A procura por cannabis é a maior do mercado ilícito de drogas na Austrália, embora os números também indiquem um aumento do consumo de cocaína e de fármacos para usos não médicos. Por outro lado, houve uma queda no uso de anfetamina e ecstasy.

"A cannabis continua sendo a droga que mais prevalece na Austrália, assim como a maior substância vinculada aos que procuram tratamento por abuso de drogas (50%), enquanto a heroína e a anfetamina representam quase 20%", indicou o relatório citado pela agência local AAP.

Austrália e Nova Zelândia, junto com Estados Unidos e Europa, são os principais destinos da cocaína, principalmente a exportada pelos cartéis mexicanos. Nos dois países da Oceania, o consumo desse narcótico aumentou 1,4% em 2009 e mais 1,5% em 2010.

Um comentário:

  1. Ainda bem que é per capita, pois eu achava que eram os EUA os maiores consumidores de maconha do mundo, apesar de que, quando os EUA resolvem fazer algum documentário metendo o pau na maconha, sobra sempre pro Canadá ou pro México e nunca pra eles.
    Mas continua tudo em casa. Afinal, Austrália e Nova Zelândia também estão incluídos na cartilha da Rainha britânica.

    Nemeunão - SP

    ResponderExcluir