sábado, 14 de abril de 2012

Pizzaiolo é preso por cultivar 11 pés de maconha em casa, em Florianópolis

Fonte: Portal RCR

Um jovem pizzaiolo usuário de maconha foi preso ontem com uma plantação da erva no quintal de casa, na Capital. O advogado dele, Alexandre Neuber contou que um dos motivos que o cliente cultivava 11 pés de Cannabis sativa era o medo de ser preso comprando a planta numa boca de drogas, já que estava com um mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma.

Para evitar a cadeia, André Saldanha Blasczak, 25 anos decidiu cultivar em vasos, em sua casa, na praia do Santinho, Norte da Ilha de SC. Ele não imaginava que alguém que passasse por um determinado trecho da rua com vista para o seu quintal, visse a pequena plantação e contasse para a polícia. Quem foi checar a denúncia foi uma unidade especializada da Polícia Militar. Quatro homens do Pelotão de Patrulhamento Tático do 21º Batalhão fizeram o flagrante por volta das 9h30min de ontem. André foi levado para uma das celas da 8a DP dos Ingleses, onde explicou os outros motivos de plantar em casa.

— Não colaborar com o financiamento de armas nem dar dinheiro para traficante. E também porque a qualidade da maconha plantada em casa é melhor, não tem agrotóxicos e o gosto é docinho e suave — observou.

O usuário contou que a maconha orgânica tem um potencial mais forte do que a vendida por traficantes, mas que demora um ano para ficar madura, a ponto de ser colhida. Entre os 11 pés, havia mudas com quatro meses até um ano de idade. Segundo André, cada pé renderia cerca de 25 gramas da erva.

— É uma quantidade pequena que não serviria para comércio. É um ano plantando para produzir uma média de 275 gramas. Não tem escala de tráfico nessa quantidade —afirmou o advogado de André.

O delegado Eduardo Mattos, interino na 8a DP, não entendeu dessa maneira.
— Indiciei por tráfico de drogas pelo volume e pelos antecedentes — disse Mattos.

De acordo com o inciso 2º do artigo 33 do Código Penal, é crime 'quem semeia, cultiva ou faz colheita sem autorização ou em desacordo com determinação legal de plantas que se constituem em matéria prima para preparação de drogas'. A pena é igual a de tráfico: cinco a 15 anos de reclusão.

O advogado disse que vai tentar desclassificar a autuação porque falou que seu cliente é usuário, trabalhador, tem carteira assinada e a arma pela qual estava com mandado era de outra pessoa.

O pizzaiolo André garantiu que sua relação com a maconha é de usuário, em momentos de lazer.

— Fumo de manhã, antes das resfeições e depois do trabalho.

3 comentários:

  1. Acho que era pra traficar mesmo, devido ao porte ilegal de arma, quem aos 25 anos vai andar armado por ai se não tiver metido com bandido, só por que é pizzaiolo e fuma um não quer dizer que tem um caráter bom, se fufu pq plantou a ervinha, que no caso ajudou, talvez, a tirar um indivíduo perigoso das ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cami, o fato de ele ter tido passagem pela policia, não quer dizer que tudo que ele faça seja ilegal, claro que existe a pocibilidade de que seja, assim como existe para qq outra pessoa. Mas o fato é que ele foi preso por portar 11 pés de Cannabis, que se ele tiver muita sorte rederiam umas 300 gramas, ele faturaria uns 600 reias, e levando em conta que o periodo de cultivo leva cerca de 1 ano, ele teria um rendiamento de 50 reias por mês. E convenhamos que 300 gramas no periodo de 1 ano, é pouco até para um usuário.

      Excluir
  2. vermes nao aguentamos mais,quatos inocentes mais...até quado vamos ser proibidos d andar com nossos proprios pés....q JESUS nos d a vitoria...e nao vem vc fala pra nao por jesus nisso...pois ele m fez largar do alcool atraves da maconha...hoj consigo viver apesar d fumar maconha com merda d vaca amonia xixi e tudo mais....tudo q a na terra merece nascer viver e morrer essa e a lei DEUS..hoji foi xa d bebe da minha filha eu estivesse no AlCOOL..ja teria partido dessa pra pior...

    ResponderExcluir