quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Depois do crack, o ‘oxi’ preocupa as autoridades

Fonte: O Diário

Rumores de que o oxi - subproduto da coca - teria chegado à região de Maringá deixam em alerta as autoridades do setor de segurança pública e de atendimento aos usuários de drogas. A reportagem encontrou três mães, residentes em Sarandi, que estão desesperadas porque os filhos estão envolvidos com drogas, entre elas o oxi.

Nenhuma, porém, concordou em conceder entrevista. Elas temem criar problemas com os filhos e com a Justiça, mesmo na condição de não serem identificadas.

Conhecido com a "droga da morte", o oxi é um crack piorado, que vicia instantaneamente. Mas, diferente do crack, que usa bicarbonato de sódio no processamento, o oxi contém querosene e cal e provoca efeitos mais devastadores para o organismo.

O nome de bastimo da droga deriva da palavra "oxidação". A droga surgiu no Acre, no início do século, e avança pelo Norte e Nordeste ameaçando os demais Estados brasileiros. O uso da droga já foi confirmado no Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, Piauí, Maranhão e em Goiás.

Semelhante ao crack, a pedra de oxi tem um tom mais amarelado, mas depende da quantidade de querosene e cal adicionados. "Já ouvimos falar, mas ainda não fizemos apreensão da droga ou prisão de traficantes", informa o superintendente da Delegacia de Polícia de Sarandi, investigador Carlos de Oliveira.

Ele explica que dificilmente o oxi estaria sendo vendido como se fosse crack. "Os usuários perceberiam, não acredito que estejam sendo enganados pelos fornecedores", declara. Oliveira relata que os traficantes misturam diversos produtos para aumentar a droga e lucrar mais com a venda. "Muitos põem até sal amoníaco na cocaína", acrescenta.

Destinado às classes sociais menos abastadas, o alvo do oxi é o jovem. O Conselho Tutelar de Sarandi afirma não ter relatos sobre a droga. "Pode estar havendo o uso, mas não chegou até nós", diz o conselheiro William Senhorine Zanin.

Um comentário:

  1. tinha que ser em sarandi mesmo
    moro na cidade vizinha, marialva, e todas as cidades da região sabem o quanto sarandi é perigosa
    os índices de criminalidade da cidade são alarmantes, trabalho em sarandi e vejo muitos nóias, muitas prisões, assaltos...
    mas tudo isso é resultado da política exercida na cidade, uma cidade mal cuidada, com uma infra estrutura péssima, ou seja, mais uma vez a culpa é do poder público

    ResponderExcluir