sábado, 19 de novembro de 2011

Copenhagem vai votar legalização de marijuana

Fonte: TVI24 (Portugal)

A capital dinamarquesa poderá tornar-se a primeira cidade a legalizar por completo a marijuana no próximo ano. O assunto vai a votação no parlamento e poderá acabar não só com a criminalização, como garantir a legalidade da importação e produção de marijuana.

Se for aprovado, este modelo será distinto, por exemplo, do que existe em Amesterdão, onde os chamados “coffee shops” são tolerados, apesar de ilegais, e a posse se consumo de cannabis ainda continua sujeito, pelo menos tecnicamente, a multas.

«Nós não queremos um modelo tipo Amesterdão. Queremos tornar legal importar e produzir marijuana», disse Mikkel Warming, responsável pelo departamento de serviços sociais da autarquia de Copenhaga, citado pelo “The Telegraph”.

A intenção é criar uma série de lojas e cafés públicos onde se possa comprar e consumir marijuana.

”Estamos a pensar talvez em 30 a 40 locais públicos de venda, onde as pessoas não estão interessadas em vender-te mais, mas estão interessadas em ti”, disse.

E lançou a questão: “A quem é melhor que os jovens comprem marijuana? A um traficante, que lhes quer vender mais, que quer que lhe comprem drogas duras, ou a um funcionário público?”.

2 comentários: