domingo, 16 de outubro de 2011

Pesquisadores israelenses dizem que maconha poderia evitar e tratar estresse pós-traumático

Fonte: Paraíba.com

Os canabinoides emergem como possível tratamento para estresse e ansiedade. Pesquisadores israelenses realizaram experimento com ratos e detectaram que a maconha pode diminuir sintomas de estresse pós-traumático. Agora, eles pretendem repetir o teste com voluntários humanos, de acordo com o artigo publicado no periódico científico Neuropsychopharmacology.

Um grupo de camundongos foi submetido a estresse psicológico, físico e mecânico, a ponto de desenvolver sintomas similares aos do problema em humanos. No grupo em que foi aplicada injeção de canabinoides em um período entre duas e 24 horas, os sintomas desapareceram. Analisando a atividade  cerebral dos animais durante o tratamento, os pesquisadores identificaram que os canabinoides agiram em um receptor específico na área de amígdala, responsável pela resposta ao trauma.

Os resultados sugerem que pode haver uma janela de tempo ideal para o tratamento de estresse e transtornos relacionados a traumas com o uso de canabinoides, ou mesmo prevenir o desenvolvimento de sintomas do distúrbio após a exposição a um evento altamente estressante, pela administração de uma dose medicinal de maconha.

Estresse pós-traumático
É um transtorno psíquico que desperta a sensação de medo e de ameaça constantes. O paciente fica imaginando que a situação que gerou o trauma possa se repetir a qualquer momento, e é comum não conseguir controlar o próprio corpo.

As lembranças do trauma podem vir acompanhadas de náuseas, diarreia, dor de cabeça e suor nas mãos. Com o passar do tempo, o interesse nas atividades do cotidiano vai se perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário